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Title: Investigating the currents structure in the northern Mozambique Channel, Cabo - Delgado
Authors: Gammelsrød, Tor
Machaieie, Hélder
Langa, Adelina António
Keywords: Currents structure
Geostrophic currents
Sea surface height
Estrutura de corrente
Canal Norte de Moçambique
Correntes geostróficas
Altura da superfície do mar
Northern Mozambique Channel
Issue Date: Feb-2025
Abstract: O Canal Norte de Moçambique tem sido uma área de interesse para várias operações marítimas na prospeção e exploração de hidrocarbonetos em mar aberto. A compreensão detalhada da circulação e dinâmica local é crucial para a segurança e monitorização ambiental em casos de derrame de petróleo. Neste estudo, foi utilizada a combinação de diferentes conjuntos de dados para inferir a estrutura das correntes e os processos relacionados a sua variabilidade no Norte do Canal de Moçambique. Foram utilizados dados colhidos pelos instrumentos CTD e ADCP durante o cruzeiro de investigação “Dr. Fridtjof Nansen”, conduzido em Março de 2018, e correntes geostróficas derivadas da altimetria de satélite. Foi considerado um transecto longitudinal ao largo de Cabo-Delgado, distrito de Quissanga - 12 o S, com quase 100 km de distância, concentrou-se nos primeiros 200 m de profundidade onde temos medições ADCP. Os resultados apresentam três modos diferentes da estrutura da corrente numa perspetiva horizontal: na parte costeira, as correntes são orientadas para Sul com velocidades moderadas até 0,6 m/s e verticalmente homogéneas, intensificando-se em direção ao mar aberto nas isóbatas de 1000 m com fortes velocidades até 1 m/s orientadas para Sudoeste, enquanto que na extremidade oriental do transecto, em torno das isóbatas de 2000 m, as correntes de superfície (acima de 50 m de profundidade) são completamente fracas (< 0,2 m/s) e orientadas para Noroeste. As correntes fracas de Noroeste na superfície, observadas ao largo das isóbatas de 2000 m são impulsionadas pelo vento, com menor influência do gradiente da altura da superfície do mar. As correntes fortes de Sudoeste são resultantes do gradiente da altura da superfície do mar e a sua intensidade é afetada pela topografia acidentada da costa Oeste do Canal. Adicionalmente, o Canal é dominado por vórtices anticiclónicos que se propagam para Sul com velocidades de corrente (> 1 m/s). Estes resultados, sugerem a necessidade de materiais, métodos delicados e adequados para as operações em alto mar, uma vez que as instalações das plataformas flutuantes terão de suportar correntes muito fortes até uma profundidade superior a 1000 m. Estas velocidades são suficientemente rápidas para transportar o petróleo derramado para a costa, afetando os ecossistemas costeiros e, consequentemente, a saúde humana.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1249
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