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Title: Determinantes da satisfação dos pacientes com hipertensão arterial no Serviço - consulta de doenças crónicas, no Centro de Saúde de Bagamoyo (CSB)
Authors: Chilundo, Baltazar
Garrine, Suraia Reginaldo Bié
Keywords: Satisfação dos pacientes
Hipertensão arterial
Doenças Crónicas
Patient satisfaction
High blood pressure
Chronic diseases
Issue Date: Feb-2024
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: A satisfação do utente funciona como um indicador de qualidade no sistema de saúde de qualquer país, pelo que o conhecimento da perspectiva do utente à cerca desta dimensão é considerado indispensável, para monitorizar a qualidade dos serviços de saúde e para identificar problemas a corrigir, expectativas em relação aos cuidados e ainda reorganizar serviços de saúde. A pesquisa analisa os determinantes da satisfação de pacientes hipertensos atendidos nas consultas de doenças crónicas no Centro de Saúde de Bagamoyo. A pesquisa foi realizada no Centro de Saúde de Bagamoyo, e obedeceu uma abordagem mista sendo quali-quantitativa. A pesquisa envolveu 198 pacientes com Hipertensão Arterial, a análise de dados foi feita através da análise de conteúdo e análise estatística (teste Qui-Quadrado). No geral, verificou-se 87,37% de satisfação global. Aplicando o teste Qui-Quadrado de Pearson a um nível de significância de 5%, verificou-se que a satisfação dos pacientes não está relacionada com as variáveis sociodemográficas: sexo e acessibilidade aos cuidados de saúde, (χ2 =2,347 com pvalue = 0,309), estado civil e acessibilidade aos cuidados de saúde, (χ2 = 0,610 com pvalue = 0,962). Os entrevistados, a maioria deles referiram que os funcionários de saúde estão a trabalhar bem, é fácil, não vê nada difícil, fazem bicha e entregam os cartões e são chamados em ordem de chegada, e em caso de dar continuidade é com marcação, os funcionários fazem as marcações no cartão do paciente, dependendo do estado em que o paciente se encontra, se está controlado a tensão, a glicemia, então depende disso. Conclui-se que os pacientes hipertensos atendidos nas consultas de doenças crónicas estão satisfeitos com a prestação dos cuidados de saúde, acessibilidade aos cuidados de saúde e interacção entre pacientes e os provedores de serviços de saúde, embora existam factores críticos, como tempo de espera, falta de água e saneamento, sobretudo nas casas de banho e falta de gabinetes para os profissionais de saúde. Precisa-se de uma intervenção coordenada para criar mudanças efectivas, no atendimento aos pacientes e nas infra-estruturas.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/916
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