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dc.contributor.advisorMöller, Klaus-
dc.contributor.authorJossias, Leila Deizy Armando Parruque-
dc.date.accessioned2023-10-23T07:48:16Z-
dc.date.issued2023-01-03-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/827-
dc.description.abstractA conversão direta do metano em metanol (DMTM) tem atraído uma atenção significativa desde que foi considerada possível no início do século XX, devido ao seu grande potencial industrial para a utilização eficiente das abundantes reservas de gás natural. Para além de produzir metanol, que é um importante produto intermédio na indústria química, a oxidação direta do metano deverá facilitar o transporte, uma vez que o gás natural pode ser convertido num produto, que é um líquido à temperatura e pressão ambientes. Existe uma literatura considerável sobre a química do processo de conversão direta de metano em metanol, mas muito poucos trabalhos discutem a engenharia do processo. Nesta tese, propôs-se projetar, simular e avaliar a viabilidade energética da DMTM. É do conhecimento geral que, com uma conversão por passagem de 10% e uma seletividade de pelo menos 80%, mesmo com baixos rendimentos, a conversão direta de metano em metanol pode competir com os processos convencionais baseados em gás de síntese (syngas).Foram construídos dois fluxogramas no simulador COCO. O primeiro para a síntese de metanol com base na reforma autotérmica (ATR) e o segundo para a síntese direta de metanol através da oxidação do metano. Foram realizados estudos paramétricos e a otimização das variáveis (razão molar, razão H2\CO, conversão do metano, seletividade e rendimento global do metanol, necessidade de energia) foi feita utilizando um código Scilab. Para uma melhor comparação, foram definidos para os fluxogramas os factores de produção que proporcionaram o menor consumo de energia. Nesta simulação, 1642,9 mol/s de metano foram convertidos em 1360,21 mol/s de metanol através da via do gás de síntese e 1302,84 mol/s de metanol através da oxidação direta do metano. A eficiência carbónica do processo clássico é de 83%. A energia necessária para converter metano em metanol através da via clássica é de 229 kJ/mol, enquanto que para a via direta é de 185 kJ/mol nas mesmas condições. Os resultados indicam que o DMTM pode ser energeticamente viável. Neste estudo, a necessidade de energia foi minimizada com uma conversão de 13% de metano por passagem e uma seletividade de 87% de metanol por passagem.en_US
dc.language.isoengen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectMethaneen_US
dc.subjectATRen_US
dc.subjectSyngasen_US
dc.subjectMethanol synthesisen_US
dc.subjectEnergy requirementen_US
dc.titleMethanol synthesis via direct methane oxidation simulation and evaluation of energetic viabilityen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2023-10-07-
dc.description.resumoDirect conversion of methane to methanol (DMTM) has been attracting significant attention since it was found possible in the early 20th century because of its great industrial potential for the efficient utilization of abundant natural gas reserves. Apart from producing methanol, which is an important intermediate in the chemical industry, direct methane oxidation should facilitate transportation as natural gas can be converted into a product, which is a liquid under ambient temperature and pressure. There is considerable literature on the process chemistry of direct methane to methanol conversion, but very few papers discuss the process engineering. In this thesis it was proposed to design, simulate and to evaluate the energetic viability of DMTM. It is a general understanding that at a conversion per pass of 10% and a selectivity of at least 80%, even at low yields direct methane to methanol can compete with conventional processes based in synthesis gas (syngas). Two flowsheets were built in COCO simulator. The first for methanol synthesis based on autothermal reforming (ATR) and the second for direct methanol synthesis through methane oxidation. Parametric studies were performed and the optimization of variables (Molar ratio, H2\CO ratio, methane conversion, methanol overall methanol overall selectivity and yield, energy requirement) was done using a Scilab code. The inputs that gave the lowest energy usage were set for the flowsheets for a better comparison. In this simulation 1642.9 mol/s of methane were converted into 1360.21 mol/s of methanol through the syngas route and 1302.84 mol/s of methanol through direct methane oxidation. The carbon efficiency of the classical process is 83%. The energy required to convert methane into methanol through the classical route is 229 kJ/mol while for the direct route is 185 kJ/mol under the same conditions. The results indicate the DMTM can be energetically viable. In this study the energy requirement was minimised at 13% methane per pass conversion and 87% methanol per pass selectivity.en_US
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