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dc.contributor.advisorLage, Luís E. da S.-
dc.contributor.authorTomás, Blaid Tó António Jeremias-
dc.date.accessioned2023-10-18T12:13:19Z-
dc.date.available2023-10-18T12:13:19Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/815-
dc.description.abstractUrban mobility depends essentially on the planning model adopted for the territory, and on how the practices resulting from that planning approach and integrate the modes and forms of transport in the cities and their surroundings. Therefore, it constitutes a fundamental issue when discussing urban development and quality of life of the population, this theme requires a global, integrated and systemic reflection between mobility, territory planning and urban design. The problem raised in this research is that the Metropolitan Area of Maputo, observes and promotes the increase of displacements both in number and distance, due to the lack of technical capacity of the authorities to proactively monitor the urban expansion, the development planning of peripheral areas did not receive investment for the expansion and improvement of the already deficient road network, in order to create alternative routes that facilitate and make mobility more flexible. The failure to observe these aspects made the coverage of the public transport network inefficient and ineffective. The main objective of this research is to analyse the impact of planning and urban mobility on development: the case of the Maputo Metropolitan Area. To achieve this objective, a mixed research method (qualitative and quantitative) was used, based on an application survey and the use of questionnaires and bibliographic contents. These results indicate that traffic capacity of arterial roads in urban areas has been saturated during peak hours especially between Maputo and Matola and north of Maputo City Centre, there are insufficient number of arterial roads complementary to national roads or other existing arterial roads. With this, this research finds that there is an urgent and significant need to increase traffic capacity to meet the growing demand for travel between Maputo City Center and the suburbs, the adoption by the Ministry of Education and Human Development of a policy requiring students in public secondary and technical vocational schools to enroll closer to home may also reduce demand at bus stops.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectMobilidade urbanaen_US
dc.subjectGestão da demandaen_US
dc.subjectTransporte públicoen_US
dc.subjectÁrea metropolitanaen_US
dc.subjectUrban mobilityen_US
dc.subjectDemand managementen_US
dc.subjectPublic transporten_US
dc.subjectGreater Maputoen_US
dc.titleImpacto do planeamento na mobilidade urbana para o desenvolvimento socioeconómico região metropolitana de Maputoen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.resumoA mobilidade urbana depende essencialmente do modelo de planeamento adoptado para o território, e da forma como as práticas resultantes desse planeamento abordam e integram os modos e formas de transporte nas cidades e seus arredores. Portanto, constitui-se em um tema fundamental quando se discute desenvolvimento urbano e qualidade de vida da população, esta temática exige uma reflexão global, integrada e sistémica entre mobilidade, planeamento do território e desenho urbano. O problema que se levanta nesta pesquisa é que a Área Metropolitana de Maputo, observam e promovem o aumento das deslocações quer em número quer em termos de distância, devido a falta de capacidade técnica de as autoridades fazerem o acompanhamento proactivo da expansão urbana, o planeamento do desenvolvimento das zonas periféricas não recebeu investimento para o alargamento e melhoria da já deficitária rede viária, com vista a criar trajectos alternativos que facilitassem e flexibilizassem a mobilidade. A não observância desses aspectos tornou ineficiente e ineficaz a cobertura da rede de transportes públicos. Esta pesquisa tem como objectivo central analisar o impacto do planeamento e mobilidade urbana para o desenvolvimento: caso da Área Metropolitana de Maputo, e para responder a esse objectivo, fez o uso de método de pesquisa mista (qualitativa e quantitativa), com base numa pesquisa aplica e o uso de questionários e conteúdos bibliográficos produziram- se os resultados. Esses resultados apontam que a capacidade de tráfego das vias arteriais nas áreas urbanas tem sido saturada durante os horários de pico especialmente entre Maputo e Matola e para norte do Centro da Cidade de Maputo, há um número insuficiente de estradas arteriais complementares às estradas nacionais ou outras estradas arteriais existentes. Com isto, esta pesquisa considera que seja urgente a necessidade significativa de aumentar a capacidade de tráfego para atender à crescente demanda de viagens entre o centro da cidade de Maputo e os subúrbios, a adopção pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de uma política que obrigue aos alunos das escolas secundárias e técnicas profissionais públicas a se matricularem o mais próximo de casa pode reduzir igualmente a demanda nas paragens de autocarros.en_US
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