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dc.contributor.advisorZimbico, Octávio José-
dc.contributor.authorMongue, Gracinda Anselmo Naife-
dc.date.accessioned2023-03-20T12:17:39Z-
dc.date.available2023-03-20T12:17:39Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/765-
dc.description.abstractThis dissertation aims to evaluate the level of Quality Management System (QMS) implementation in the IEP's, taking into account the requirements of ANEP, in a study carried out at the Medium Institute of São José de Lhanguene (IMSJL) in Maputo. Conducted under a qualitative, exploratory-descriptive perspective, in the form of a case study, the study interviewed 8 participants, members of the team responsible for quality assurance at the Institute, applying a semi-structured interview. Although there are difficulties and challenges arising from this new IEP's management model, the results showed that in its work, the institute respects and follows the ANEP's guidelines related to the implementation of the SGQ. The institute showed a positive attitude of recognizing the importance of better preparation and organization to efficiently conduct this management process in accordance with the regulator's requirements. In conclusion, the study verified that despite the difficulties, the institute implements the QMS as its academic and management processes. On the other hand, it was observed that the institute follows the 6 interdependent stages comprising the implementation cycle of the system, (identification of key areas; implementation/supervision/internal self-assessment; evaluation; continuous external evaluation, improvement and finally, plan; the accountability). At the moment of the study, the institute was implementing the step 3, related to the Continuous Improvement Plans, expecting to implement progressively other 3 subsequent phases.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectSistema de Gestão de Qualidadeen_US
dc.subjectFormação profissionalen_US
dc.subjectReforma da Educação Profissionalen_US
dc.subjectEnsino Técnico Profissionalen_US
dc.titleAvaliação do nível de implementação do sistema de gestão de qualidade nas Instituições de Educação Profissional em Moçambique: estudo de caso do Instituto Médio São José De Lhangueneen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo avaliar o nível de implementação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) nas IEP ́s tendo em conta as exigências dos órgãos reguladores – ANEP num estudo levado a cabo no Instituto Médio São José de Lhanguene (IMSJL) em Maputo. A pesquisa foi conduzida sob perspectiva qualitativa, exploratória-descritiva, na modalidade de estudo de caso e contou com a participação de 8 sujeitos, membros da equipa responsável pela garantia da qualidade no Instituto, que foram submetidos a uma entrevista semi-estruturada. Os resultados revelaram que o IMSJL na realização da sua missão, respeita e segue em conformidade as orientações da ANEP para a implementação do SGQ, admitindo haver dificuldades e desafios que nascem deste novo modelo de gestão nas IEP’s. Adicionalmente, foi notória a atitude de reconhecimento da importância e da necessidade de preparação e organização do instituto para melhor condução deste processo de gestão dentro dos ditames da entidade reguladora. A base da gestão do instituto, contrariamente as práticas tradicionais, é actualmente determinada pelas 9 dimensões de qualidade conforme o regulador (Liderança; Sucesso Escolar do Estudante; Currículo; Metodologia de Formação; Gestão de Pessoal; Gestão de Recursos; Ambiente de Aprendizagem; Envolvimento Comunitário e a Receptividade). Concluindo, o estudo mostra que apesar das dificuldades, o instituto implementa o SGQ e as 6 etapas interdependentes do ciclo de implementação deste sistema, (a identificação das áreas chave; a auto-avaliação; o plano de melhoria continua; a implementação/ supervisão/avaliação interna; a avaliação externa, e por fim, a prestação de contas); o IMSJL até ao período em que se desenvolveu o estudo, encontrava-se progressivamente na etapa 3 correspondente à implementação de Planos de Melhoria contínua, faltando por conseguinte, levar a cabo as outras 3 fases subsequentes.en_US
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