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dc.contributor.advisorGonçalves, António Cipriano Parafino-
dc.contributor.authorTovela, Amélia Joaquina-
dc.date.accessioned2023-03-20T12:17:14Z-
dc.date.available2023-03-20T12:17:14Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/762-
dc.description.abstractBased on the assumption that contemporary world is characterized by ethical drama which is manifested by the lack solidary, by oppression, hatred, violence, security problems youth, marginally and delinquency, domestic violence and bullying in schools, competitiveness, liquid relationships, avoidance of responsibility and commitment, intolerance with relation to the other and negation of the other, the present work deals with the contribution of the theory of complexity of de Morin‟s education for the development of ethics. For this purpose, a bibliographic search based on documentary analysis as a data collection technique. As the ethics of complexity and Education in Edgar Morin, it is concluded that it is necessary to educate oneself, as the understand that we are one in relation to ourselves, the others and the planet, despite the fragments of specific knowledge that divide us, Furthermore, a reform must be introduced that consists of the development of complex ethics composed of self-ethics that act the individual level, socio-ethics that act at the community level, and anthropometrics level trinitarian circuit of the individual, species and society.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectÉticaen_US
dc.subjectÉtica da complexidadeen_US
dc.subjectEdgar Morinen_US
dc.titleA ética da complexidade como fundamento da educação em Edgar Morinen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.resumoPartindo do pressuposto segundo o qual o mundo contemporâneo é caracterizado pelo drama ético que se manifesta pela falta de solidariedade, pela opressão, ódio, violência, problemas de segurança pública, marginalidade e delinquência juvenil, violência doméstica e bullying nas escolas, competitividade, relações líquidas, fuga de responsabilidade e compromisso, intolerância com relação ao outro e negação do outro, o presente trabalho aborda sobre a contribuição da teoria da complexidade da educação de Morin para o desenvolvimento da ética. Para o efeito, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada na análise documental como técnica de recolha de dados. Sendo a ética da complexidade um fundamento da Educação, conclui-se que é necessário educar-se para a compreensão não apenas do outro, mas de si mesmo, como a compreensão do mundo, compreender que somos unos em relação a nós mesmos, os outros e o planeta, apesar dos fragmentos de saberes específicos que nos dividem. Ademais, deve introduzir-se uma reforma que consista no desenvolvimento da ética complexa composta pela auto-ética que actua em nível individual, pela sócio-ética que actua em nível comunitário e pela antropoética que actua no nível trinitário do circuito indivíduo, espécie e sociedade.en_US
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