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dc.contributor.advisorZimbico, Octávio-
dc.contributor.authorAntónio, Januário Jamal Paulo Fernando-
dc.date.accessioned2023-03-16T12:57:09Z-
dc.date.available2023-03-16T12:57:09Z-
dc.date.issued2020-09-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/736-
dc.description.abstractThis research is about the level of student involvement in decision-making in higher education institutions, a case study of São Tomas de Moçambique University (USTM) in 2018. The study was guided by the following specific objectives: to identify the staff involved in decision making at USTM; to describe the decision making process at USTM; to indicate the level of student involvement in decision making at USTM; to list the merits and demerits of involving students in decision making at USTM. For data collection, questionnaires, interviews and observations were used. Data were collected from students, lectures and board members from four faculties. To select respondents, intentional sampling was used. Statistical research methods were used to organize, summarize and analyze the data collected to draw the conclusions. The survey results identified that the staff involved in decision-making in HEIs are the board members headed by the dean or general director, college directors and course coordinators. Rarely students are involved in decision making. Immediate decisions are usually made without prior consultation or listening meetings especially when there is an emerging problem in the institution. There are specific levels of decision making where the student can be involved. Students are never involved in drafting and revising the institution's standards such as pedagogical regulation. Students are rarely allowed to give their own strategies on how to improve discipline in the institution, but in certain cases they are allowed to present their strategies on how to improve their academic performance. HEI managers rarely dialogue with students or consult students when making certain decisions, and rarely do students have room to question or present their ideas, opinions or concerns to board members. Involving students in decision making makes them identify with joint decisions; student morale is high and authoritarian standards are reduced. Involving students in decision-making is disadvantageous as there may be a danger of exposing institutional secrets and the process may be very slow.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectEnsino superioren_US
dc.subjectTomada de decisõesen_US
dc.subjectGestão participativaen_US
dc.titleFormas de envolvimento dos estudantes na tomada de decisões nas instituições de ensino superior: estudo de caso da Universidade São Tomas de Moçambique (USTM) no ano 2018en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.resumoNesta dissertação investigou-se sobre o nível de envolvimento dos estudantes na tomada de decisões nas instituições de ensino superior, caso de estudo da Universidade São Tomas de Moçambique (USTM) no ano 2018. O estudo foi orientado pelos seguintes objectivos específicos: Identificar o pessoal envolvido na tomada de decisões na USTM; Descrever o processo de tomada de decisões na USTM; Indicar o nível de envolvimento dos estudantes na tomada de decisões na USTM; Enumerar os méritos e deméritos de envolver os estudantes na tomada de decisões na USTM. Para a recolha de dados usou-se os questionários, entrevistas e observação. Os dados foram recolhidos aos estudantes, docentes e membros da direcção em quatro faculdades. Para seleccionar os respondentes foi usada amostragem intencional. Usou-se os métodos estatísticos de pesquisa para organizar, resumir e analisar os dados recolhidos para elaborar as conclusões. Os resultados da pesquisa identificaram que o pessoal envolvido na tomada de decisões nas IES são os membros da direcção dirigidos pelo reitor, directores das faculdades e coordenadores dos cursos. Dificilmente os estudantes são envolvidos na tomada de decisões. As decisões imediatas são geralmente tomadas sem uma prévia consulta ou reuniões de auscultação especialmente quando há um problema emergente na instituição. Existem níveis específicos de tomada de decisão onde o estudante pode ser envolvido. Os estudantes nunca são envolvidos na elaboração e revisão das normas da instituição tais como o regulamento pedagógico. Raramente os estudantes são permitidos a darem suas próprias estratégias de como melhorar a disciplina na instituição, mas em certos casos são permitidos a apresentarem as suas estratégias de como melhorar o aproveitamento pedagógico. Dificilmente os gestores das IES dialogam com estudantes ou consultam aos estudantes para tomar certas decisões e são casos escassos que os estudantes têm espaço para questionar ou apresentar suas ideias, opiniões ou inquietações aos membros da direcção. Envolver estudantes na tomada de decisões faz com que se identifiquem com as decisões conjuntas; a moral dos estudantes fica elevada e as normas autoritárias ficam reduzidas. Envolver estudantes na tomada de decisões é desvantajoso visto que poderá haver perigo de expor os segredos institucionais e o processo poderá ser muito lento.en_US
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