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dc.contributor.advisorMacheca, Afonso Daniel-
dc.contributor.authorArone, Maria Adelaide Crescência-
dc.date.accessioned2023-03-13T10:38:18Z-
dc.date.available2023-03-13T10:38:18Z-
dc.date.issued2022-06-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/733-
dc.description.abstractActualmente, a segurança no trabalho é um dos temas mais discutidos e disseminados em todo o mundo, ultrapassando fronteiras, mesmo que ainda em estágios diferentes em cada continente. Independentemente do porte da organização, este assunto é destaque na rotina de qualquer empresa visto que a responsabilidade social e a preocupação com o bem estar dos funcionários e de seus familiares são assuntos muito discutidos actualmente. O problema abordado neste trabalho, é producto do uso limitado de ferramentas de gestão para a identificação correcta dos riscos associados às actividades de manuseamento de combustíveis na empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc), especificamente na área do abastecimento de caminões-tanque. A fim de dar resposta a esta fragilidade desenvolveu se um trabalho de pesquisa e análise, com vista a dotar a mesma de ferramentas de gestão de riscos eficientes. A metodologia utilizada cingiu-se à pesquisa-acção baseada em dados históricos de ocorrências registradas na área de estudo, observação de prácticas e comportamentos, análise das características dos sistemas de abastecimento em uso, e posterior tratamento de dados utilizando ferramentas como, a análise de modos de falha e efeitos, árvore de falhas e eventos, análise funcional e estatística de weibull. Os resultados do estudo mostram que os componentes e funções mais críticas são as que estão directamante relaccionadas aos operadores e ao sistema de abastecimento com maiores indices de criticidade maiores que 4, bem como os riscos inerentes a operação, entre os tais, derrames, paragem da operação por falha de equipamentos, incêndios e outros. Os resultados obtidos apoiam a hipótese de que, a ocorrência dos riscos identificados é derivada dos longos intervalos de realização das manutenções preventivas e acções de treinamento estabelecidas pela empresa.en_US
dc.language.isoengen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectRisk managementen_US
dc.subjectSupply systemen_US
dc.subjectTanker trucksen_US
dc.subjectManagement toolsen_US
dc.titleRisks arising from the operation of tanker truck loading at Petróleos de Moçambique (PETROMOC)en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.resumoCurrently, safety at work is the most discussed and disseminated topics throughout the world, crossing borders, even if still at different stages in each continent. Regardless of the size of the organization, this subject is highlighted in the routine of any company since social responsibility and concern for the well-being of employees and their families are subjects that are much discussed today. The problem addressed in this work is the result of the limited use of management tools for the correct identification of the risks associated with the activities of handling fuels in the Petróleos de Moçambique (Petromoc) company, specifically in the area of supply of tank trucks. In order to respond to the fragility, a research and analysis work was developed, with the aim of providing the company with efficient risk management tools. The methodology used was limited to action research based on historical data of occurrences recorded in the study area, observation of practices and behaviors, analysis of the characteristics of the supply systems in use, and subsequent data processing, using tools such as analysis of failure modes and effects, tree of failures and events, functional analysis and weibull statistics. The results of the study showed that the most critical components and functions are those that are directly related to the operators and the supply system with higher criticality indices greater than 4, as well as the risks inherent to the operation, among which, spills, stoppage of the operation due to equipment failure, fire and others. The results obtained support the hypothesis that the occurrence of the identified risks is derived from the long intervals of carrying out preventive maintenance and training actions established by the company.en_US
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