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dc.contributor.advisorMuiambo, Hermínio-
dc.contributor.authorManguene, Hélder Shelton Abel-
dc.date.accessioned2023-01-31T11:33:44Z-
dc.date.available2023-01-31T11:33:44Z-
dc.date.issued2022-05-05-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/728-
dc.description.abstractPaved roads are designed for 10-15 years of life. However, many paved roads suffer degradation before reaching their life span due to the degradation of the asphalt pavement that occurs by the aging of the asphalt by load conditions and climatic factors giving rise to cracks and permanent deformation. As a way of improving the performance of the asphalt pavement and prolonging its life, polymers, oils and other additives have been chosen to modify the asphalt. The present work aims to evaluate the influence of the addition of engine oil on the consistency and thermal properties of asphalt modified by high density polyethylene (HDPE). In this study, compositions were prepared containing asphalt, engine oil and HDPE, varying the concentration of engine oil in 2.5%, 5%, 7.5% and 10% and keeping the HDPE concentration at 5%. The samples were characterized by conventional tests: penetration and softening point viscosity, ductility, aging in a Rotational Thin Film Oven (RTFO) and Thermogravimetric Analysis (TGA). According to the results, the addition of HDPE to virgin asphalt causes an increase in the consistency of virgin asphalt, which then linearly reduces as engine oil is added in an increasing manner. Conventional tests showed improvements in asphalt applicability in terms of crack resistance and permanent deformation; TGA showed a slight increase in stability for the modified asphalt samples at elevated temperatures; the RTFO showed improvement in thermal stability for virgin asphalt after addition of HDPE which then reduced slightly after addition of motor oil without exceeding the acceptable limiten_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectAsfaltoen_US
dc.subjectDegradação do pavimentoen_US
dc.subjectPolietileno de alta densidadeen_US
dc.subjectÓleo de motoren_US
dc.titlePreparação e caracterização do asfalto modificado com polietileno de alta densidade e óleo de motor recicladoen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.resumoAs estradas pavimentadas são projectadas para 10-15 anos de vida. Entretanto, muitas vias asfaltadas sofrem degradação antes de atingir o tempo de vida devido à degradação do pavimento asfáltico que ocorre pelo envelhecimento devido às condições de carga e factores climáticos, dando lugar a trincas e à deformação permanente. Como forma de melhor a performance do pavimento asfáltico e prolongar o seu tempo de vida útil, tem-se optado pela modificação do asfalto usando polímeros, óleos e outros aditivos. O presente trabalho tem como objectivo avaliar a influência da adição do óleo do motor sobre a consistência e propriedades térmicas do asfalto modificado por polietileno de alta densidade (HDPE). Para o estudo foram preparadas composições contendo asfalto, óleo de motor e HDPE, variando a concentração do óleo de motor em 2.5%, 5%, 7.5% e 10% e mantendo fixa a concentração de HDPE em 5%. As amostras foram caracterizadas por ensaios convencionais de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade, ductilidade, envelhecimento em Estufa de Película Delgada Rotacional (RTFO) e Análise Termogravimétrica (TGA). De acordo com os resultados, a adição do HDPE ao asfalto virgem causa um aumento da sua consistência, que depois se reduz linearmente à medida que se adiciona o óleo de motor de maneira crescente. Os ensaios convencionais mostraram melhorias na aplicabilidade do asfalto em termos de resistência a trincas e deformação permanente; a TGA mostrou um ligeiro aumento de estabilidade para as amostras de asfalto modificado em temperaturas elevadas; a RTFO mostrou melhoria na estabilidade térmica para do asfalto virgem após a adição do HDPE que depois reduziu ligeiramente após a adição do óleo de motor sem exceder o limite aceitávelen_US
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