Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorUamusse, Amália Alexandre-
dc.contributor.authorCossa, Eugenia Flora Rosa-
dc.contributor.authorKouleshova, Tatiana-
dc.date.accessioned2022-08-24T07:37:35Z-
dc.date.issued2019-11-21-
dc.identifier.citationUamusse, A.; Cossa, E.; Kouleshova, Tatiana. A mulher em cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no ensino superior moçambicano”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 1, e68325, 2020en_US
dc.identifier.issne68325-
dc.identifier.otherhttp://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-026x2020000100505&lng=pt-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/693-
dc.description.abstractThis study aims to stimulate reflection on gender differences in science, technology, engineering and mathematics (STEM) in higher education, assessing the situation of the years 2013 to 2017. The study seeks to identify the main causes and propose interventions to promote access and increase participation of girls and women. Being a qualitative study, data were collected through analysis of documents and relevant literature focusing on the overall situation of access to higher education of women particularly in STEM courses, considering global and local trends without neglecting the sociocultural, political and historical factors that influence in the choice of courses and/or professions by women. The results indicate that the full participation of women in STEM courses is still a huge challenge in Mozambique, requiring adoption of strategies for the promotion of equal opportunities for women and men to access scientific knowledge in general and in studies and professional practices in the area of STEM.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherRevista Estudos Feministasen_US
dc.relation.ispartofseries28;1-
dc.rightsrestritAcessen_US
dc.subjectBarreirasen_US
dc.subjectEnsino superioren_US
dc.subjectMulheren_US
dc.titleA mulher em cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no ensino superior moçambicanoen_US
dc.typearticleen_US
dc.description.embargo2024-12-10-
dc.description.resumo: Neste artigo tem-se como objectivo estimular a reflexão sobre as diferenças de género nos cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) no ensino superior moçambicano, tendo como base a avaliação da situação dos anos 2013 a 2017. O estudo procura identificar as principais causas e propor acções de intervenção para promover o acesso e maior participação de raparigas e mulheres. Dada a sua natureza qualitativa, os dados foram colectados através da análise documental e revisão de literatura relevantes, enfocando na situação geral do acesso ao ensino superior pela mulher, particularmente nos cursos de STEM, considerando tendências mundiais e locais e sem descurar os factores socioculturais, políticos e históricos que influenciam na escolha de cursos e/ou profissões pelas mulheres. Os resultados indicam que a participação integral da mulher nos cursos de STEM ainda é um desafio enorme em Moçambique, necessitando de adopção de estratégias para a promoção de igualdade de oportunidades para mulheres e homens no acesso ao conhecimento científico no geral e em estudos e exercício profissional na área de STEMen_US
dc.journalRevista Estudos Feministasen_US
Appears in Collections:Artigos Publicados em Revistas Cientificas - FACED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Cossa, Eugenia Flora Rosa.pdf
  Until 2024-12-10
163.62 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.