Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/660
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSitoe, Almeida-
dc.contributor.authorMacuácua, Jaime Carlos-
dc.date.accessioned2022-08-02T07:24:06Z-
dc.date.available2022-08-02T07:24:06Z-
dc.date.issued2014-09-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/660-
dc.description.abstractOs debates internacionais têm continuado em torno das mudanças climáticas e os instrumentos criados têm sido marcos para consciencialização da problemática do aquecimento global e não constituem ainda ferramenta eficaz para redução de emissões. Os debates ganharam novo rumo a quando a identificação de acções de desmatamento e degradação florestal, como fontes significativas de emissões mas as discussões ainda concentram-se na construção de uma estrutura global e criação de um instrumento multilateral para substituir o Protocolo de Kyoto [D1/COP/13], uma abordagem que está sendo projectada através de processos políticos de nível global para nacional. A diferença de abordagem entre o global e local concorre para o não consenso e implementação efectiva de acordos. A presente pesquisa visa analisar a integração de políticas e medidas na Estratégia Nacional e Local do REDD+ em Moçambique, e para alcançar o objectivo principal recorreu-se a três procedimentos, a consulta bibliográfica e documental, entrevistas e seminários. Moçambique encontra-se na fase de preparação do processo REDD+ em resposta aos debates globais sobre o potencial de redução de emissões associado a floresta e mudança de cobertura florestal. Em relação ao conhecimento do mecanismo, 95% de respondentes afirmou que comunidades ainda não têm conhecimento do processo REDD+, direitos de posse de terra e de mecanismos de financiamento e o grupo focal apontou a importância de participação activa de todos actores para implementação de acções de REDD+ e um conjunto de medidas para as causas de desmatamento e degradação florestal em principais sectores, a destacar o uso de pacotes tecnológicos e reforma de políticas agrárias, com cerca de 30% e 26%, respectivamente. Acredita-se nos co-benefícios de acções de REDD+, 35% aponta o sequestro de carbono, 22% aumento da renda familiar e 20% na capacitação técnica. Assim, conflitos de interesses; não respeito de normas locais; sobreposição de DUAT’s; redução de áreas de cultivo; marginalização de autóctones, são possíveis impactos negativos apontados. Contudo, as opções de políticas e incentivos positivos associados ao REDD+ devem abordar as causas de desmatamento e degradação florestal, tendo enfoque as comunidades que vivem dentro e perto da floresta, por exemplo uma política energética que visa ampliar as fontes alternativas de energia, a intensificação da agricultura, agricultura de conservação, sistemas agro-florestais, etc.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectMudança climaticaen_US
dc.subjectRedução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestalen_US
dc.subjectOpções de políticas e Incentivosen_US
dc.subjectRedução da pobrezaen_US
dc.titleDesafios de integração de políticas e medidas na estratégia nacional e local de REDD+ em Moçambiqueen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoInternational debates have continued around climate change and the instruments created have been landmarks for raising awareness of the problem of global warming and not are also an effective tool for reducing emissions. The debates took a new direction to when the identification of deforestation and forest degradation actions, as sources significant emissions, but discussions are still focused on building a structure and creation of a multilateral instrument to replace the Kyoto Protocol [D1/COP/13], an approach that is being designed through high-level political processes global to national. The difference in approach between the global and the local contributes to the non- consensus and effective implementation of agreements. This research aims to analyze the integration of policies and measures in the National and Local Strategy for REDD+ in Mozambique, and to achieve the main objective, three procedures were used, the bibliographic and documental consultation, interviews and seminars. Mozambique is in the preparation phase of the REDD+ process in response to global debates about the emission reduction potential associated with forest and forest cover change. Regarding the knowledge of the mechanism, 95% of respondents stated that communities are still not aware of the REDD+ process, land tenure rights and financing mechanisms and the focus group pointed to the importance of active participation of all actors for the implementation of REDD+ actions and a set of measures for the causes of deforestation and forest degradation in main sectors, highlighting the use of technological packages and agrarian policy reform, with about 30% and 26%, respectively. It is believed in the co-benefits of REDD+ actions, 35% point to the carbon sequestration, 22% increase in family income and 20% in technical training. So, conflicts of interest; non-respect of local regulations; overlapping DUATs; reduction of areas of cultivation; marginalization of natives, negative impacts are possible. However, policy options and positive incentives associated with REDD+ must address the causes of deforestation and forest degradation, with a focus on communities living in and near the forest, for example an energy policy that aims to expand alternative sources of energy, agricultural intensification, conservation agriculture, agro-forestry systems, etc.en_US
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - FAEF

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Macuácua, Jaime Carlos.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.