Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/586
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSingo, Félix-
dc.contributor.authorZucule, Paulo Sérgio-
dc.date.accessioned2021-11-01T11:20:30Z-
dc.date.available2021-11-01T11:20:30Z-
dc.date.issued2009-10-10-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/586-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida na Escola Secundaria Quisse Mavota (ESQM) e propõe a teoria construtivista e alguns conceitos da teoria behaviorista. Nesta pesquisa, o papel do professor e de orientador, parceiro colectivo. O aluno e visto como uma lâmpada a iluminar nas actividades, tornando-se mais activo na construção do seu próprio conhecimento. O objectivo geral da pesquisa e integra as TICs no processo de ensino e aprendizagem do grau dos adjectivos nas aulas da disciplina de Português numa abordagem de ensino centrado no aluno. A pergunta principal da pesquisa e: como e que as TICs podem contribuir na aprendizagem centrada no aluno, no ensino do grau dos adjectivos nas aulas da disciplina da Língua Portuguesa? A metodologia seguida baseou-se no modelo de pesquisa de desenvolvimento, onde foi desenhado e desenvolvido em cinco partes um protótipo da aula que envolveu os intervenientes desta pesquisa, no processo de desenho, testagem e avaliação. O grupo alvo nesta pesquisa foram os alunos dão Ensino Secundário Geral (ESG), com uma amostra seleccionada por conveniência, constituída por 61 alunos da 8ª classe. Os instrumentos e técnicas de recolha de dados foram: questionários, entrevistas, análise documental e observação. Os resultados obtidos indicam que as aulas com as TICs são flexíveis, estimulam o aluno tornam-no mais activo e proporciona maior interactividade. Demonstram ainda que e relevante a aprendizagem do grau dos adjectivos com a ajuda do computador, portanto, há necessidade dos professores adquirirem novas competências para desenvolverem conteúdos das suas aulas, integrado as TICs para ajudarem os seus alunos a desenvolverem, de forma interdisciplinar, as habilidades do uso das TICs nas aulas. As principais conclusões demonstram que as TICs podem constituir uma alternativa para uma boa aprendizagem dos alunos. O ensino centrado no aluno pode melhorar significamente a sua aprendizagem, eles podem experimentar tarefas, exercícios interactivos, ligados as suas experiencias quotidianas. Sugere-se para as futuras pesquisas, sejam usadas outras ferramentas das TICs e modelos diferentes para desenhar aulas com as TICs. Recomenda-se a continuidade da pesquisa, que sejam disponibilizados recursos e software educacionais aos professores para desenhar aulas, que sejam programadas actividades de formação e monitoria para treinarem os seus alunos neste tipo de aula.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãoen_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.titleA contribuição das tecnologias de comunicação e informação no processo de ensino e aprendizagem do grau dos adjectivosen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThis research was developed at the Quisse Mavota Secondary School (ESQM) and proposes the constructivist theory and some concepts of the behaviorist theory. In this research, the role of the teacher and advisor, collective partner. The student is seen as a lamp to illuminate in the activities, becoming more active in the construction of his own knowledge. The general objective of the research is to integrate ICTs in the teaching and learning process of the degree of adjectives in Portuguese classes in a student-centered teaching approach. The main question of the research is: how can ICTs contribute to student-centered learning, in teaching the degree of adjectives in Portuguese language classes? The methodology followed was based on the development research model, where a prototype of the class was designed and developed in five parts, which involved the participants of this research, in the process of design, testing and evaluation. The target group in this research was the students giving General Secondary Education (ESG), with a sample selected for convenience, consisting of 61 students from the 8th grade. The instruments and techniques of data collection were: questionnaires, interviews, document analysis and observation. The results obtained indicate that classes with ICTs are flexible, stimulate the student, make him more active and provide greater interactivity. They also demonstrate that it is relevant to learn the degree of adjectives with the help of the computer, therefore, there is a need for teachers to acquire new skills to develop the contents of their classes, integrated ICTs to help their students to develop, in an interdisciplinary way, the skills the use of ICTs in class. The main conclusions show that ICTs can be an alternative for good student learning. Student-centered teaching can significantly improve their learning, they can experiment with tasks, interactive exercises, linked to their daily experiences. For future research, it is suggested that other ICT tools and different models be used to design classes with ICTs. It is recommended that the research be continued, that educational resources and software be made available to teachers to design classes, that training and monitoring activities be programmed to train their students in this type of class.(TRADUÇÃO NOSSA)en_US
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - BCE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Zucule, Paulo Sérgio .pdf2.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.