Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/525
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosário, Domingos Manuel do-
dc.contributor.authorBeca, Ruth Carla-
dc.date.accessioned2021-09-25T03:59:55Z-
dc.date.available2021-09-25T03:59:55Z-
dc.date.issued2017-05-15-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/525-
dc.description.abstractMoçambique é um dos países menos desenvolvidos do mundo e a maioria dos moçambicanos vive numa situação de pobreza. À luz dessa realidade, vários programas têm sido desenvolvidos e levados á cabo em prol da erradicação da pobreza absoluta. Mas para que estes programas surtam o efeito é importante analisarmos como eles são geridos e qual é o impacto no desenvolvimento das comunidades, seus destinatários últimos. Nisso, o presente estudo visa reflectir sobre as implicações dos procedimentos e requisitos para o acesso ao Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD). Ele orientou- se pela teoria neo-institucionalista na sua perspectiva de escolha racional. O trabalho empírico foi desenvolvido no Posto Administrativo Sede do distrito de Mandlakaze. A análise revelou que existem muitas fragilidades e lacunas no processo de acesso ao Fundo e na sua implementação. Ficou evidente a dificuldade que o Governo distrital tem em reaver o dinheiro emprestado. Por um lado, os beneficiários dos projectos não estão a reembolsar devidamente os empréstimos, colocando em risco a rotatividade do fundo. Por outro, os Governos Distritais e os Conselhos Consultivos (CC’s) não têm capacidade e nem conhecimento suficiente para gerir esquemas de crédito de grande impacto. Portanto a recomendação que se levantou é que se avalie a possibilidade do governo distrital trabalhar em parceria com as instituições de crédito e sociedades financeiras locais, ficando estas encarregues de efectuar os desembolsos e reembolso do fundo pois possuem ferramentas adequadas para a recuperação do crédito, o que garantiria a rotatividade do fundo e contribuiria para promover a inclusão económica e social da população no desenvolvimento localen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectFundo de Desenvolvimento Distritalen_US
dc.subjectFDDen_US
dc.subjectGovernação localen_US
dc.subjectDesenvolvimento localen_US
dc.titleAnálise das implicações dos procedimentos e requisitos administrativos para o acesso ao Fundo de Desenvolvimento Distrital - FDD (7 Milhões): o caso do distrito de Mandlakaze (2009-2014)en_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoMozambique is one of the least developed countries in the world and the majority of Mozambicans live in poverty. In light of this reality, several programs have been developed and carried out in favor of the eradication of absolute poverty. But for these programs to have an effect, it is important to analyze how they are managed and what is the impact on the development of the communities, their ultimate recipients. In this regard, the present study aims to reflect on the implications of the procedures and requirements for access to the District Development Fund (FDD). He was guided by the neo-institutionalist theory in his perspective of rational choice. The empirical work was carried out at the Headquarters Administrative Post in the Mandlakaze district. The analysis revealed that there are many weaknesses and gaps in the process of accessing the Fund and its implementation. The difficulty that the district government has in recovering the borrowed money was evident. On the one hand, project beneficiaries are not repaying loans properly, putting the fund's turnover at risk. On the other hand, District Governments and Advisory Councils (CC’s) do not have the capacity or knowledge to manage high-impact credit schemes. Therefore, the recommendation that was raised is to evaluate the possibility of the district government working in partnership with credit institutions and local financial companies, which are responsible for making disbursements and repaying the fund as they have adequate tools for credit recovery, the which would guarantee the fund's turnover and contribute to promoting the economic and social inclusion of the population in local development. (TRADUÇÃO NOSSA)en_US
Appears in Collections:DCPAP - FLCS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Beca, Ruth Carla.pdf739.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.