Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/522
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMacuane, José Jaime-
dc.contributor.authorGuiliche, Pedro Madeira-
dc.date.accessioned2021-09-25T03:48:35Z-
dc.date.available2021-09-25T03:48:35Z-
dc.date.issued2011-05-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/522-
dc.description.abstractAjuda Externa e Escolha de Políticas Públicas no Sector da Educação em Moçambique (2006-2011) constitui o título da presente dissertação de Mestrado. O seu enfoque está virado para a lógica através da qual as políticas do sector da educação, de uma maneira geral, são escolhidas. Como tal, para analisar a influência da ajuda externa neste processo, trata-se especificamente de (i) identificar os actores relevantes no processo de políticas públicas do sector da educação; (ii) compreender a coerência das políticas do sector da educação com os demais instrumentos programáticos de governação; e (iii) demonstrar, em que medida, a ajuda pode afectar o robustecimento institucional do MEC. As teorias da governance e garbage-can ocupam um lugar privilegiado neste estudo, para efeitos de análise e interpretação dos dados. Assim, para uma maior consistência da aplicação destes modelos teóricos, combinou-se os seus fundamentos, por um lado com o estudo de Martinussen e Pedersen (2003), por outro lado com o de Brautigam (2000) e o de Polidano (2001), pela robustez dos seus argumentos sobre o assunto em estudo. A sua hipótese assenta na ideia de que a influência dos actores das instituições parceiras tem determinado a decisão de políticas públicas no sector da educação. Deste modo, para operacionalização das variáveis aqui apresentadas, tivemos como base as lógicas do FASE e o peso dos agentes envolvidos para a escolha de políticas que acabam incorporando o plano estratégico sectorial da educação. Entretanto, a pesquisa permitiu-nos concluir que, (i) o conjunto de políticas escolhidas restrinje-se na sua maioria no ensino primário, decorrendo tacitamente do cruzamento dos principais instrumentos de planificação que têm como alicerce principal os ODMs, o que condiciona à que as restantes políticas se subordinem àquele subnível; (ii) o estatuto axiológico da educação não está claramente definido para finalidades específicas, daí a grande preponderância das instituições parceiras e o fraco envolvimento de actores nacionais no processo político. Em conformidade com as ideias acima colocadas, argumentamos que seja preciso não terminar a ajuda ao sector da educação, mas permitir que o MEC e outras instituições moçambicanas com as quais articula, tenham uma participação mais activa na escolha de políticas, permitindo, dessa forma, que elas não sejam simples recipiendárias da ajuda.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectPolíticas públicasen_US
dc.subjectSector da educaçãoen_US
dc.subjectAjuda externaen_US
dc.titleAjuda externa e escolha de políticas públicas no sector da educação em Moçambique (2006-2011)en_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoExternal Aid and Public Policy Choice in the Education Sector in Mozambique (2006-2011) is the title of this Master's thesis. Its focus is on the logic through which education sector policies, in general, are chosen. As such, to analyze the influence of foreign aid in this process, it is specifically concerned with (i) identifying the relevant actors in the public policy process in the education sector; (ii) understand the coherence of policies in the education sector with other programmatic governance instruments; and (iii) demonstrate to what extent aid can affect the institutional strengthening of the MEC. Theories of governance and garbage-can occupy a privileged place in this study, for the purposes of data analysis and interpretation. Thus, for a greater consistency in the application of these theoretical models, their foundations were combined, on the one hand, with the study of Martinussen and Pedersen (2003), on the other hand with that of Brautigam (2000) and that of Polidano (2001) , due to the robustness of its arguments on the subject under study. His hypothesis is based on the idea that the influence of the actors of the partner institutions has determined the decision of public policies in the education sector. Thus, for the operationalization of the variables presented here, we based on the logic of FASE and the weight of the agents involved in the choice of policies that end up incorporating the sector's strategic plan for education. However, the research allowed us to conclude that, (i) the set of policies chosen is mostly restricted to primary education, resulting tacitly from the crossing of the main planning instruments that have the MDGs as the main foundation, which conditions the the remaining policies are subordinate to that sub-level; (ii) the axiological status of education is not clearly defined for specific purposes, hence the great preponderance of partner institutions and the weak involvement of national actors in the political process. In line with the above ideas, we argue that it is necessary not to end aid to the education sector, but to allow the MEC and other Mozambican institutions with which it articulates, to have a more active participation in the choice of policies, thus allowing, that they are not simply recipients of aid. (TRADUÇÃO NOSSA)en_US
Appears in Collections:DCPAP - FLCS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011-Guiliche, Pedro Madeira.pdf887.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.