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dc.contributor.advisorChimbutane, Feliciano Salvador-
dc.contributor.advisorFirmino, Gregório Domingos-
dc.contributor.advisorPatel, Samima-
dc.contributor.authorCumbane, Silvestre Sebastião-
dc.date.accessioned2021-09-25T01:58:34Z-
dc.date.available2021-09-25T01:58:34Z-
dc.date.issued2020-06-14-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/499-
dc.description.abstractEsta dissertação explora a relação entre língua, educação e comunidade. Baseando-nos no processo histórico do Sistema Nacional da Educação e nos conceitos de cidadania linguística e fundos de conhecimentos, analisamos a educação para cidadania em Moçambique, concretamente o empoderamento das comunidades e dos saberes locais na educação bilingue, como um dos impactos das orientações ideológicas e políticas que regem a recente reforma educacional no país. Partindo da ideia de que a educação bilingue traz, dentre vários aspectos, abertura para maior participação da comunidade no processo de ensino e aprendizagem e o facto de alguns estudos como o de Chimbutane (2018) mostrarem descompasso entre a legislação relevante e as práticas, colocámos a seguinte questão: Até que ponto a educação bilingue em Moçambique permite a participação das comunidades como agentes activos da educação? Esta pesquisa, de natureza qualitativa e baseada na Etnografia Linguística e em técnicas da etnografia, nomeadamente, a observação, a entrevista, o questionário e a tomada de notas, analisa dados recolhidos nas Escolas Primárias Completas (EPCs) de Musevene, no Distrito de Matutuine, e Xamisava, na Manhiça, que envolveu 16 professores, 2 direcções das escolas, 4 grupos focais de 5 membros das comunidades e 2 representantes da ADPP-Moçambique. O estudo verificou que (i) a comunidade pouco participa como agente activo no processo de ensino e aprendizagem, (ii) a escola e o seu conhecimento continuam sendo sobrevalorizados em detrimento da comunidade e seu conhecimento. O estudo notou ainda que há elementos suficientes que podem permitir maior participação activa da comunidade na educação dos seus educandosen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectEducação bilingueen_US
dc.subjectEducação para cidadaniaen_US
dc.subjectCidadania linguísticaen_US
dc.subjectEmpoderamento comunitárioen_US
dc.titleA educação bilingue em Moçambique e o empoderamento das comunidadesen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThis dissertation explores the relationship between language, education and community. Basedon the historical process of the National Education System (Sistema Nacional de Educação) andon the concepts of linguistic citizenship and funds of knowledge, we analyze education forcitizenship in Mozambique, specifically the empowerment of community and its knowledge inbilingual education as one of the impacts of the ideological and political orientations that governthe recent educational reform in our country. Based on the idea that bilingual education brings, among several aspects, openness for greatercommunity participation in the teaching and learning process and the fact that some studies, suchas Chimbutane (2018), show a mismatch between legislation and practices, we ask: to whatextent does bilingual education in Mozambique allow communities to participate as active agentsin education? This is a qualitative research based on the Linguistic Ethnography method and ethnographictechniques, namely observation, interview, questionnaire and note taking. It analyzes datacollected at Musevene Primary School, in Matutuine District, and at Xamisava Primary School,in Manhiça, which involved 16 teachers, 2 school managers, 4 focus groups of five members ofthe community each and 2 representatives of ADPP-Mozambique. The study found that (i) the community has little participation as an active agent in the teachingand learning process, (ii) the school and its knowledge continue to be overvalued to the detrimentof the communities and their knowledge. The study also noted that there are sufficient elementsthat can allow greater active participation of community in the education of its students.en_US
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