Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/439
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLanga, Patrício Vitorino-
dc.contributor.advisorZavale, Nelson Casimiro-
dc.contributor.authorFerreira, Tânia Karina dos Santos-
dc.date.accessioned2021-09-10T11:33:30Z-
dc.date.available2021-09-10T11:33:30Z-
dc.date.issued2016-05-12-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/439-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos de Ensino Superior e Desenvolvimentoen_US
dc.description.abstractThis dissertation explores how four Mozambican universities, namely Eduardo Mondlane University, Pedagogic University, A Politécnica University and Catholic University of Mozambique, formally coordinate and organise international mobility of students in the context of globalisation and internationalisation, both from receiving, as well as sending perspectives. It also examines how different stakeholders in each university perceive the mobility of students, the alleged rationales, as well as the advantages and main obstacles. Furthermore, the study probes the available statistical data regarding domestic students sent abroad as well as foreign students coming from abroad. The dissertation intends to contribute to knowledge on the topic, since there is a dearth of available research on the matter in Mozambique. The theoretical framework of internationalisation and globalisation provided the contextual foundation, while analytical models of institutionalisation of internationalisation developed by Davies (1992) and Knight (1994) enabled a description of the main indicators and levels of analysis. The methodology consisted of four case studies, where the collection of data was carried out by conducting in- depth interviews and questionnaires, as well as document analysis. The findings of the study indicate different patterns of formal coordination and organisation of international mobility of students: while the two public universities, Eduardo Mondlane University and the Pedagogic University, tend to have formal structures centrally coordinated to manage issues related to the international mobility of students, in the two private universities, A Politécnica and Catholic University of Mozambique, the degree of institutionalisation is less clear. Regarding perceptions of internationalisation and international mobility, participants across and among the targeted universities show different views, but they generally equate internationalisation from an activity approach rather than as a process approach. Finally, statistical data on the international mobility of students is scarce, and the universities in question do not possess reliable and systematic data on the number of inbound and outbound students in the last five yearsen_US
dc.language.isoengen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectEnsino superioren_US
dc.subjectGlobalizaçãoen_US
dc.subjectMobilidade internacional de estudantesen_US
dc.subjectTeaching-learning processen_US
dc.subjectGlobalizationen_US
dc.subjectInternational student mobilityen_US
dc.subjectHigher educationen_US
dc.titleAnalysing the coordination and organisation of international mobility of students in four Mozambican Universities 2010-2015: UEM, UP, UCM and APen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoO presente estudo tem por objectivo explorar como quatro universidades moçambicanas nomeadamente a Universidade Eduardo Mondlane, a Universidade Pedagógica, A Politécnica, e a Universidade Católica de Moçambique coordenam e organizam a mobilidade internacional de estudantes no contexto da internacionalização e globalização, quer como instituições emissoras assim como receptoras. O estudo investiga igualmente como os diversos intervenientes em cada instituição percebem a mobilidade internacional de estudantes, quais as motivações alegadas, as vantagens e obstáculos. Para além disso, o estudo procura avaliar a disponibilidade dos dados estatísticos sobre os estudantes domésticos enviados para o exterior, assim como os estudantes estrangeiros recebidos do exterior. O estudo visa pois contribuir para enriquecer o conhecimento académico sobre o tópico, dada a escassez de estudos sobre o tema em Moçambique. A metodologia consistiu em quatro estudos de caso, onde a recolha de dados foi feita mediante entrevistas e aplicação de questionários, bem como análise documental. O quadro teórico forneceu o contexto de análise da mobilidade internacional de estudantes no quadro da internacionalização e globalização do ensino superior, enquanto os modelos de análise do grau de institucionalização da internacionalização desenvolvidos por Davies (1992) e Knight (1994) permitiram estabelecer e descrever os indicadores e níveis de análise. Os resultados do estudo indicam a existência de diferentes padrões de coordenação e gestão da mobilidade internacional de estudantes: por um lado, nas universidades públicas, (Universidade Eduardo Mondlane e Universidade Pedagógica) nota-se a existência de estruturas centrais formais que coordenam a mobilidade estudantil internacional. Por outro lado, nas universidades privadas (A Politécnica e a Universidade Católica) o grau de institucionalização da coordenação é menos claro. No que diz respeito à percepção, os diversos participantes partilham opiniões heterogéneas relativamente aos conceitos de internacionalização e mobilidade estudantil internacional, o que remete para a subjectividade dos conceitos em causa. Finalmente, os dados estatísticos sobre a mobilidade estudantil internacional são escassos, tendo a investigação revelado que as universidades em questão, não possuem dados estatísticos fiáveis e sistemáticos referentes aos últimos cinco anosen_US
Appears in Collections:DOGE - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Ferreira, Tânia Karina dos Santos. pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.