Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/438
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuro, Manuel Zianja-
dc.contributor.authorBassopa, Pedro Mauroi-
dc.date.accessioned2021-09-10T10:45:15Z-
dc.date.available2021-09-10T10:45:15Z-
dc.date.issued2018-08-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/438-
dc.descriptionDissertação Mestrado em Administração e Gestão da Educaçãoen_US
dc.description.abstractThis dissertation entitled “Development of an Integrated School Management System: Case of the Secondary School Estrela Vermelha ”intends to develop an Integrated School Management System in order to improve the management in ESEV. In the development of this research, the inductive approach was followed and the Estrela Vermelha Secondary School was selected as a case study. The data collection techniques used were document analysis, open interview and document analysis. The interview was applied to four (4) main managers of the Escola Secundária Estrela Vermelha because they constitute the fundamental elements in decision making at the institution level. Due to the advantages, disadvantages and the applicability of the software models, the incremental model was chosen - Modeling technique that combines the advantages of the cascade model and the evolutionary model - as ideal for the development of the Integrated System (IS). According to the IS developed in this research, the school secretary performs the information management in a useful way using the centralized computer in a Database (BD). Information centralized in the BD can be accessed by all levels of decision-making units of the school organization at any time. And, any update in the BD will be felt in all connected units, facilitating the form of elaboration and control of school data in general. System users can access through password-based authentication (Password). With the implementation of the model developed in this study, it is expected an improved, efficient, safe and rational management of the resources administered by the school secretary, since the information will be more easily available through the Integrated System, in which all users can be in contact. networken_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectGestão escolaren_US
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãoen_US
dc.subjectSistema escolar integradoen_US
dc.titleDesenvolvimento de um sistema integrado de gestão escolar: caso da Escola Secundária Estrela Vermelhaen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoA presente dissertação intitulada “Desenvolvimento de Sistema Integrado de Gestão Escolar: Caso da Escola Secundária Estrela Vermelha” pretende desenvolver um Sistema Integrado de Gestão Escolar de modo a melhorar a gestão na ESEV. No desenvolvimento desta pesquisa, seguiu-se a abordagem indutiva e foi seleccionado como estudo de caso a Escola Secundária Estrela Vermelha. As técnicas de recolha de dados utilizados foram a análise documental, entrevista aberta e análise documental. A entrevista foi aplicada a quatro (4) principais gestores da Escola Secundária Estrela Vermelha pelo facto de constituirem os elementos fundamentais na tomada de decisões ao nível da instituição. Em função das vantagens, desvantagens e a aplicabilidade dos modelos software, escolheu-se o modelo incremental - técnica de Modelação que combina as vantagens do Modelo cascata e do Modelo evolucionário - como ideal para o desenvolvimento do Sistema Integrado (IS). De acordo com o IS desenvolvido nesta pesquisa, a secretaria da escola efectua a gestão de informação de forma útil com recurso ao computador centralizado numa Base de Dados (BD). A informação centralizada na BD poderá ser acessada por todos níveis de unidades de tomada de decisão da organização escolar no momento que for necessário. E, qualquer actualização na BD far-se-á sentir em todas unidades conectadas facilitando a forma de elaboração e controlo dos dados da escola no geral. Os usuários do sistema podem ter acesso mediante uma autenticação baseada em palavra-chave (Password). Com a implementação do modelo desenvolvido neste estudo, espera-se uma gestão melhorada, eficiente segura e racional dos recursos administrados pela secretaria da escola, visto que a informação será disponibilizada com maior facilidade através do Sistema Integrado, no qual todos os utilizadores poderão estar em redeen_US
Appears in Collections:DOGE - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Bassopa, Pedro Mauroi. pdf14.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.