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dc.contributor.advisorMário, Mouzinho-
dc.contributor.authorCossa, José de Inocêncio Narciso-
dc.date.accessioned2021-09-09T09:53:47Z-
dc.date.available2021-09-09T09:53:47Z-
dc.date.issued2013-08-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/427-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Instrucionalen_US
dc.description.abstractThis research aims to understand, to what extent the support of parents or guardians influences the students' school performance. In this order of ideas, the study aimed to answer the following questions: How is the role of parents or guardians understood and interpreted both by teachers, members of the Board and by the parents or guardians of the School Community of Nossa Senhora do Livramento (ECNSL)? To what extent does the support of parents or guardians influence the school performance of students at ECNSL? To answer the above questions, the research opted for a qualitative approach, which consisted of conducting interviews and questionnaires to teachers, members of the School Board, parents or guardians and students and analyzing documents. The study was based on a convenience sample of six teachers, three of whom were female and three male, five members of the School Board, one female and four male, and by the extreme case method , I selected 26 students, of whom 13 were female and 13 male, and 26 parents or guardians, of whom thirteen (13) parents of students who had poor school performance and the remaining thirteen (13) parents, of students who performed well, also selected by the extreme case method. The study showed that all students who benefited from greater support from parents or guardians had a good school performance. The study recommends a greater involvement of parents or guardians in the students' school activity, not only in terms of monetary and material support, but also of interaction with teachers at the Schoolen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectGestão escolaren_US
dc.subjectDesempenho escolaren_US
dc.subjectRelação escola - comunidadeen_US
dc.titleInfluência do apoio dos pais ou encarregados de educação no desempenho escolar dos educandos: caso da 8ª classe da Escola Comunitária Nossa Senhora do Livramento, no município da Matolaen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objectivo perceber, em que medida o apoio dos pais ou encarregados de educação influencia no desempenho escolar dos educandos. Nesta ordem de ideias, o estudo propunha-se responder às seguintes perguntas: De que forma é que o papel dos pais ou encarregados de educação é compreendido e interpretado tanto pelos professores, pelos elementos da Direcção e pelos próprios pais ou encarregados de educação da Escola Comunitária Nossa Senhora do Livramento (ECNSL)? Em que medida o apoio dos pais ou encarregados de educação influência no desempenho escolar dos educandos na ECNSL? Para responder às perguntas acima, a pesquisa optou por uma abordagem qualitativa, que consistiu na realização de entrevistas e questionários aos professores, aos membros da Direcção da Escola, aos pais ou encarregados de educação e aos alunos e na análise de documentos. O estudo baseou-se numa amostra por conveniência de seis professores, dos quais, três eram do sexo feminino e três do sexo masculino, cinco membros da Direcção da Escola, um do sexo feminino e quatro do sexo masculino e, pelo método de casos extremos, seleccionei 26 alunos, dos quais 13 eram do sexo feminino e 13 do sexo masculino, e 26 pais ou encarregados de educação, dos quais treze (13) pais de educandos que apresentavam fraco desempenho escolar e os restantes treze (13) pais, de educandos que apresentavam um bom desempenho, seleccionados também pelo método de casos extremos. O estudo mostrou que todos os educandos que beneficiaram de maior apoio dos pais ou encarregados de educação apresentavam um bom desempenho escolar. O estudo recomenda um maior envolvimento dos pais ou encarregados de educação na actividade escolar dos educandos, não só em termos de apoio monetário e material, mas também de interacção com os professores na Escolaen_US
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