Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/423
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCossa, Eugénia Flora Rosa-
dc.contributor.authorNhoela, Palmira Filipe-
dc.date.accessioned2021-09-09T07:57:51Z-
dc.date.available2021-09-09T07:57:51Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/423-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Instrucionalen_US
dc.description.abstractThe overall aim of this study is to evaluate the impact of the changes introduced in the program of grade 7 of the Natural Science subject regarding the students ́ achievement and teachers’ performance. Specifically, the study aims to: (i) identify the structural differences of the programs of the Natural Sciences subject of the 7 th grade of the Basic Education before and after the curriculum reform; (ii) compare the pedagogical achievement in Natural Science subject of the Primary Education concerning the new program syllabus with the old syllabus; and (iii) identify the strategies adopted to familiarize teachers with the new contents implemented in the Natural Science subject of the Primary Education as far as the curriculum reform of 2004 is concerned. All the assistant Directors, teachers who are engaged in Natural Science subject teaching and all INDE technicians were involved in this study. The sample consists of a technician from INDE, two assistant directors and six teachers from the schools under study. Data were collected through document review, interviews and questionnaires. As findings of the study it was concluded that the two program syllabus of Natural Science subject were entirely different with respect to either general and specific objectives as well as thematic units; with respect to 7 th grade students ́ pedagogical achievement as far as Natural Science subject is concerned, the pedagogical record figures show that the student ́s pedagogical performance is decreasing annually and with a tendency to worsen in recent years and the strategies adopted to familiarize teachers with the new contents introduced in the 2004 curriculum reform, the refresher courses duration is not enough for the teachers to be effectively retrained with regards to the contents of the 7 th grade new Natural Science program syllabus. The study recommends that the Natural Science program syllabus should be reviewed, taking into account the thematic units’ sequence, organize teachers’ training and refresher courses. It is also recommended that the teachers should change their teaching methodology and should enhance students’ skills acquisition rather than a mere presentation of contentsen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectEnsino básicoen_US
dc.subjectReforma curricularen_US
dc.subjectCiências Naturaisen_US
dc.subjectDesempenho de professoresen_US
dc.titleAvaliação do impacto das mudanças introduzidas no programa da disciplina das Ciências Naturais da 7ª classe no desempenho dos professores e no aproveitamento pedagógico dos alunos na cidade de Maputoen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoEste estudo tem como objectivo geral avaliar o impacto das mudanças introduzidas no Programa da Disciplina das Ciências Naturais da 7aclasse no desempenho dos professores e no aproveitamento escolar dos alunos. Especificamente, o estudo visa: (i) identificar as diferenças estruturais dos programas da disciplina de Ciências Naturais da 7aclasse do Ensino Básico antes e depois da reforma curricular; (ii) comparar o aproveitamento pedagógico dos alunos da 7aclasse na disciplina de Ciências Naturais no Ensino Básico do novo programa com o do anterior; e (iii) identificar as estratégias adoptadas para familiarizar os professores com os novos conteúdo introduzidos na mesma disciplina da 7aclasse do Ensino Básico no âmbito da reforma curricular de 2004. Este estudo envolveu todos os directores pedagógicos adjuntos, professores que leccionam a disciplina de Ciências Naturais da 7a classe e todos os técnicos do INDE. A amostra é constituída por um técnico do INDE, dois directores pedagógicos adjuntos e seis professoras das duas escolas em estudo. Os dados foram recolhidos através de análise documental, entrevista e questionário. Dos resultados do estudo constatou-se que os dois programas das Ciências Naturais são totalmente diferentes no que diz respeito aos objectivos gerais e específicos, bem como nas unidades temáticas; os mapas da avaliação mostram que o aproveitamento pedagógico dos alunos na disciplina das Ciências Naturais decresce ano após ano e com tendência de piorar nos últimos anos; e as estratégias adoptadas para familiarizar os professores com os novos conteúdos introduzidos na reforma curricular de 2004 e a duração das reciclagens não permitem que os professores sejam efectivamente reciclados e informados sobre os conteúdos constantes do novo Programa da disciplina das Ciências Naturais da 7a classe. O estudo recomenda a necessidade de se rever o Programa da disciplina de Ciências Naturais, tendo em conta a sequência das unidades temáticas, organizar mais reciclagens e capacitação para professores. O estudo recomenda também a necessidade de os professores mudarem suas práticas pedagógicas de simples expositores para formadores de competências nos alunosen_US
Appears in Collections:DFPEC - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Nhoela, Palmira Filipe .pdf390.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.