Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/421
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMucavel, Simão-
dc.contributor.authorChiziane, Sandra Pedro-
dc.date.accessioned2021-09-08T11:01:49Z-
dc.date.available2021-09-08T11:01:49Z-
dc.date.issued2016-04-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/421-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Instrucionalen_US
dc.description.abstractThis study analyzes the basic education teacher's role as manager on student learning, based on the curriculum assumption in which advocates that for successful progress by learning cycles it is important to create conditions that allow students to achieve the basic skills required in the cycle. In this research, it was used predominantly qualitative method and, additionally, the quantitative method to measure the age, service time and other statistical nature of information. The survey was conducted from the 55 questionnaires analysis and 19 interviews were completed and answered respectively for an equal number of teachers assigned to the 10 Maputo City’s schools covered by the survey. Thus, the study results lead to the conclusion that: a) Teachers expressed that they know the rules provided in PCEB about the progression of learning cycles, although its practice and teachers performance, translated by the actual student ́s learning induce the opposing perception; b) Teachers revealed to know their role of promoter of effective student learning and how to manage learning in the classroom, but they denote a lack of commitment to their daily activities in the classroom; c) There is a need of effective educational management promotion in schools, involving student’s parents, improving learning conditions, motivation and in-service teachers training so that they can effectively play their role ensuring effective learning of their studentsen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectEnsino básicoen_US
dc.subjectCiclos de aprendizagemen_US
dc.subjectPapel do professoren_US
dc.titleAnálise do papel do professor do ensino básico como gestor na aprendizagem dos alunos no contexto da implementação da progressão por ciclos de aprendizagem na cidade de Maputoen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoO presente estudo analisa o papel do professor do Ensino Básico como gestor na aprendizagem dos alunos, partindo do pressuposto do currículo em vigor desde 2004, que advoga que, para o sucesso da progressão por ciclos de aprendizagem, é imperiosa a criação de condições que permitam aos alunos atingir as competências básicas requeridas no ciclo. Nesta pesquisa, usou-se predominantemente o método qualitativo e, subsidiariamente, o método quantitativo para aferir as idades, o tempo de serviço e outras informações de cariz estatístico. A pesquisa foi realizada a partir da análise de 55 questionários e 19 entrevistas, que foram preenchidos e respondidos, respectivamente, por igual número de professores afectos às dez escolas da cidade de Maputo abrangidas pela pesquisa. Assim, os resultados do estudo levam a concluir que: a) Os professores manifestaram conhecer o preceituado no PCEB sobre a progressão por ciclos de aprendizagem, embora a sua prática e desempenho, traduzidos pela real aprendizagem dos alunos, induzam à percepção contrária; b) Os professores revelaram conhecer o seu papel de promotores da aprendizagem efectiva dos alunos e como gestores da aprendizagem na sala de aula, denotando falta de empenho no seu exercício na escola; c) Há necessidade de se promover a gestão pedagógica efectiva nas escolas, a participação dos pais e encarregados de educação, a melhoria das condições de aprendizagem, a motivação e a formação em exercício dos professores, de modo que estes assumam eficazmente o seu papel, garantindo a aprendizagem efectiva dos seus alunosen_US
Appears in Collections:DFPEC - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Chiziane, Sandra Pedro.pdf719.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.