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dc.contributor.advisorMutimucuio, Inocente Vasco-
dc.contributor.authorMatlombe, Samuel Benjamim-
dc.date.accessioned2021-09-06T12:58:02Z-
dc.date.available2021-09-06T12:58:02Z-
dc.date.issued2005-10-04-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/416-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação em Ciências Naturais e Matemáticaen_US
dc.description.abstractThe study was developed at the Josina Machel Secondary School (ESJM) and has its origin in the difficulties presented by the students, in the physics classrooms at the level of General Secondary Education of the 2nd Cycle. This situation may be related to the current approaches used that do not encourage an active participation of the student, as he is seen only as a simple recipient of the teacher's knowledge. This study aims to provide teachers and students of that level with a new view on the teaching and learning process, influencing them to adopt new approaches in which students start to take a more active role in the construction of their own knowledge, leaving the teacher to facilitator role. Therefore, the study adopts a student-centered learning approach and as a strategy, explores the potential offered by information and communication technologies (ICTs) in teaching. In this way, we try to answer the question about "how ICT-based classes can help students learn physics and stimulate student-centered learning", as it is assumed that the physics classes given with the help from the computer can provide students with an understanding of the most abstract physical content, since it is possible to view the content through simulations. To achieve the defined objectives, the study develops a prototype of Instructional material, evaluated according to the criteria of validity, practicality and effectiveness. In order to answer the research question, the study was based on a systematic exploration of the prototype developed according to the constructive vision of learning. This prototype was developed in three cycles, having been implemented in two groups, during the second and third cycles. The results show that it is possible to learn Physics with the help of a computer, all it takes is for the teacher to select topics that suit the "software" to be used and build a lesson guide that guides learning, focusing on content, approach and in the organization. The results also reveal that learning is effective and that ICTs stimulate individualized, cooperative and independent learning. Therefore, it is recommended that ESJM and others that have the same conditions start using computer rooms for educational purposes as well. (TRADUÇÃO NOSSA)en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãoen_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectEnsino de físicaen_US
dc.titleExploração da contribuição das tecnologias de informação e comunicação no ensino e aprendizagem de circuitos eléctricos de corrente contínuaen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoO estudo foi desenvolvido na Escola Secundária Josina Machel (ESJM) e tem a sua origem nas dificuldades apresentadas pelos alunos, nas salas de aulas de física ao nível do Ensino Secundário Geral do 2º Ciclo. Esta situação pode estar relacionada com as actuais abordagens usadas que não estimulam uma participação activa do aluno, pois ele é visto apenas como um simples recipiente do conhecimento do professor. Este estudo pretende proporcionar uma nova visão sobre o processo de ensino e aprendizagem aos professores e alunos daquele nível, influenciando-os a adoptar novas abordagens nas quais os alunos passam a ter um papel mais activo na construção do seu próprio conhecimento, cabendo ao professor o papel de facilitador. Portanto, o estudo adopta uma abordagem de aprendizagem centrada no aluno e como estratégia, explora as potencialidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC's) no ensino. Procura-se desta maneira, responder à questão sobre "como é que as aulas baseadas nas TIC's podem ajudar os alunos a aprender a física e a estimular a aprendizagem centrada no aluno", pois assume-se que as aulas de física dadas com a ajuda do computador podem proporcionar aos alunos a compreensão dos conteúdos físicos mais abstractos, uma vez ser possível visualizar os conteúdos através das simulações. Para alcançar os objectivos definidos, o estudo desenvolve um protótipo de material Instrucional, avaliado de acordo com os critérios de validade, praticabilidade e eficácia. Com vista a dar resposta à questão de pesquisa, o estudo baseou-se numa exploração sistemática do protótipo desenvolvido de acordo com a visão construtiva da aprendizagem. Este protótipo foi desenvolvido em três ciclos, tendo sido implementado em dois grupos, durante o segundo e o terceiro ciclo. Os resultados mostram que é possível aprender Física com a ajuda do computador, bastando para isso que o professor seleccione tópicos que se adequam ao "software"a ser usado e construa um guião de aulas que oriente a aprendizagem, focalizando no conteúdo, na abordagem e na organização. Os resultados revelam ainda que a aprendizagem é eficaz e que as TIC's estimulam uma aprendizagem individualizada, cooperativa e independente. Portanto, recomenda-se que a ESJM e outras que tenham as mesmas condições passem a usar as salas de computação também para fins educacionaisen_US
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