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dc.contributor.advisorFagilde, Sarifa A. M.-
dc.contributor.advisorJanuário, Francisco Maria-
dc.contributor.authorGomes, Victor de Jesus-
dc.date.accessioned2021-09-06T11:28:55Z-
dc.date.available2021-09-06T11:28:55Z-
dc.date.issued2005-09-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/414-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação em Ciências Naturais e Matemáticasen_US
dc.description.abstractPedagogical assessment is a complex process constantly applied by all the processors of teaching and learning. Teachers and students have assessment as support for educational history. In the classroom, the teacher's evaluation may be focused on the quantity or quality of the evaluated. In the classroom, the teacher's evaluation may be focused on the quantity or quality of the evaluated. In this study we intend to investigate how and that the evaluation practices can influence the students' learning quality. The researcher focused his attention on the assessment activities used by teachers in the classroom. For this research, the Josina Machel Secondary School in Maputo City was chosen as the object of study and, the focused target, were the teachers of Mathematics of the 11th class of general secondary education. From this group, for convenience, three teachers from three classes were observed. Every dialogue between teachers and students was recorded on magnetic tape which was later transcribed in an episode by the investigator. Some notes were taken during these observations. Interviews were also carried out with the teachers in order to understand their feelings regarding the evaluation. The results of this research show that teachers have not given due importance to assessment activities in the classroom. Teachers use questions that cry out for answers in chorus as a way of not wasting time and thus complying with long-term teaching programs. However, these types of questions do not allow an assessment and may even contribute to some students learning certain concepts inappropriately. The research also made it possible to verify that on several occasions teachers ask questions not to assess the degree of compression and learning of the students, but to structure the classes or choose the words that best express their ideas. Another result of this research is related to the attitude of teachers towards students. In some cases, teachers answer students' questions unclearly and in others they take aggressive actions when students do not answer their questions or ask for clarification of a certain concept. (TRADUÇÃO NOSSA)en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectAvaliação pedagógicaen_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectEnsino de matemáticaen_US
dc.titleAnálise das práticas de avaliação na sala de aulas de matemática da 11ª classe do ensino secundário geralen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoA avaliação pedagógica e um processo complexo constantemente aplicado por todos os fazedores do processo de ensino e aprendizagem. Os professores e os alunos têm a avaliação como suporte da história educacional. Na sala de aulas a avaliação do professor pode estar virada para quantidade ou a qualidade dos avaliados. Na sala de aulas a avaliação do professor pode estar virada para a quantidade ou a qualidade dos avaliados. Neste estudo pretende-se investigar como e que as praticas de avaliação podem influenciar a qualidade de aprendizagem dos alunos. O investigador concentrou a sua atenção nas actividades de avaliação usadas pelos professores na sala de aula. Para esta pesquisa foi escolhida a Escola Secundaria Josina Machel na Cidade de Maputo como objecto de estudo e, o alvo focalizado, foram os professores de Matemática da 11ª classe do ensino secundário geral. Deste grupo e por conveniência foram observados três professores de três turmas. Todo diálogo entre professores e alunos foi registrado em fita magnética que posteriormente foi transcrito em episódio pelo investigador. Algumas notas foram tiradas durante estas observações. Também foram feitas entrevistas aos professores com objectivo de compreender o sentimento destes em relação a avaliação. Os resultados desta pesquisa mostram que os professores não tem dado a devida importância as actividades de avaliação na sala de aulas. Os professores usam as perguntas que clamam por respostas em coro como forma de não perderem tempo e deste modo cumprirem com os programas de ensino que são longos. No entanto este tipo de perguntas não permitem uma avaliação e ate pode contribuir para que alguns alunos aprendam certos conceitos de forma inadequada. A pesquisa permitiu ainda verificar que em varias ocasiões os professores fazem perguntas não para avaliar o grau de compressão e aprendizagem dos alunos mas sim para estruturar as aulas ou escolher as palavras que melhor expressam s suas ideias. Outro resultado desta pesquisa relaciona-se com a atitude dos professores perante os alunos. Em alguns casos, os professores, respondem de modo não claro as perguntas dos alunos e noutros tomam atitudes agressivas quando os alunos não respondem as suas perguntas ou pedem a clarificação de um determinado conceitoen_US
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