Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJanuário, Francisco Maria-
dc.contributor.advisorUqueio, José Videira-
dc.contributor.authorChivite, Esperança Rita Muchave-
dc.date.accessioned2021-09-06T10:19:24Z-
dc.date.available2021-09-06T10:19:24Z-
dc.date.issued2011-12-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/411-
dc.descriptionMestrado em Administração e Gestão da Educaçãoen_US
dc.description.abstractThis study focuses on school organization and management models. The objective was to understand and discuss the main models of organization and management followed by some schools based on the leadership style practiced by their managers. Due to the need to limit the field of study, the research was developed in the City Maputo in two community schools namely the Mary Community School Wilson and Escola Comunitária Santo António da Malhangalene in a sample for the year 2011, 102 elements selected on the basis of strata according to random selection and accessibility. The development of this research followed predominantly the qualitative approach and were the targets of the research (in addition to school principals) three groups of informants namely parents and / or parents, teachers and students. The instruments of data collection were the semi-structured interview and the quiz. The interview was applied to the two school principals, while the questionnaire was for parents and / or guardians, teachers and students from both schools. The data collected were grouped into two categories: (i) models of school organization and management and (ii) the opinion of school actors on the leadership styles in community schools. The results of the study made it possible to perceive that in community schools there is a strong tendency towards a bureaucratic and mechanistic organizational model associated with undemocratic style, leading to weak openness on the part of school leaders. Furthermore, the study made it possible to realize that the community (actors) is not consulted, that is is, there is little dialogue between the school leader and the school actors and decision-making is made in the absence of it. The study concluded that the two community schools, object of the study, are governed by a traditional model with a little democratic management given the rigidity in the compliance with standards. Finally, the study recommends to leaders, whether at central level either local, that assume an attitude of change as one of the main aspects for school development. It also recommends that teachers be trained in management issues of the entire educational process and that they act in a collegial way(TRADUÇÃO NOSSA)en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectGestão escolaren_US
dc.subjectModelos de organizaçãoen_US
dc.subjectLiderançaen_US
dc.titlePercepção dos actores escolares sobre os modelos de organização e gestão escolar nas escolas comunitárias Mary Wilson e Santo António da Malhangaleneen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoEste estudo tem como foco os modelos de organização e gestão escolar. O objectivo principal foi perceber e discutir os principais modelos de organização e gestão seguidos por algumas escolas com base no estilo de liderança praticada pelos seus gestores. Pela necessidade de limitar o campo de estudo, a pesquisa foi desenvolvida na Cidade do Maputo em duas escolas comunitárias nomeadamente a Escola Comunitária Mary Wilson e Escola Comunitária Santo António da Malhangalene numa amostra para o ano de 2011, de 102 elementos seleccionados com base em estratos segundo técnicas de selecção aleatória e de acessibilidade. No desenvolvimento desta pesquisa seguiu-se predominantemente a abordagem qualitativa e foram alvos da pesquisa (para além dos directores de escola) três grupos de informantes nomeadamente os pais e/ou encarregados de educação, os professores e os alunos. Os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semi-estruturada e o questionário. A entrevista foi aplicada aos dois directores de escola, enquanto o questionário foi para os pais e/ou encarregados de educação, os professores e os alunos de ambas escolas. Os dados recolhidos foram agrupados em duas categorias: (i) modelos de organização e gestão escolar e (ii) opinião dos actores escolares sobre os estilos de liderança nas escolas comunitárias. Os resultados do estudo permitiram perceber que nas escolas comunitárias existe uma forte tendência para um modelo organizacional burocrático e mecanicista associado ao estilo pouco democrático, levando à fraca abertura por parte dos líderes escolares. Ademais, o estudo permitiu perceber que a comunidade (actores) não é consultada, isto é, há pouco diálogo entre o líder escolar e os actores escolares e a tomada de decisões é feita com a ausência da mesma. O estudo concluiu que as duas escolas comunitárias, objecto do estudo, regem-se por um modelo tradicional com uma gestão pouco democrática dada a rigidez no cumprimento das normas. Por fim, o estudo recomenda aos líderes, quer a nível central quer local, que assumam uma atitude de mudança como um dos principais aspectos para o desenvolvimento escolar. Recomenda igualmente que se preparem os professores em matérias de gestão de todo o processo educativo e que estes ajam de forma colegial.en_US
Appears in Collections:DOGE - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Chivite, Esperança Rita Muchave.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.