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dc.contributor.advisorMuendane, Cardoso Tomás-
dc.contributor.authorGonçalves, Paulo Jorge Lima-
dc.date.accessioned2021-09-06T10:05:33Z-
dc.date.available2021-09-06T10:05:33Z-
dc.date.issued2012-10-05-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/409-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão Empresarialen_US
dc.description.abstractThis Dissertation aims to study the strategic planning of Drogaria da Zambézia, Lda. This company has been operating in recent years with a relatively stagnant and not very encouraging performance. The choice of this company is mainly due to the availability of data collection, by the author who has worked on it and also because the company has been operating for fifty- eight years in the Market, allowing monitoring and having a better understand of their strategies over the period. The main objective of the research is to propose a strategic plan for the next three years (from 2013 to 2015), capable of translating the mission and current strategy of the company in a set of actions to achieve the desired strategic objectives, supported by the current financial performance. In this perspective, the current financial position of the company is evaluated through the financial indicators and the vertical analysis of income statement, followed by strategic diagnosis (internal and external) in order to determine the competitive position of the company. Then, the Leadership in Total Cost strategy (Michael Porter Model) is proposed and supported by an action plan and its respective schedule activities, that is subsequently dealt with by the forecasted income statement. The study concludes that the current business strategy of the company does not allow optimal management of operating costs and its strategic management does not allow the company to be competitive and achieve significant competitive advantages over its competitors. Therefore, it recommo Abertoends practical actions in order to overcome the present difficulties and increase their competitiveness. Encouraging results are expected with proper and rigorous implementation of the action plan.(TRADUÇÃO NOSSA)en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectDrogaria da Zambéziaen_US
dc.subjectPlano estratégicoen_US
dc.subjectGestão financeiraen_US
dc.titleO planeamento estratégico da empresa drogaria da Zambézia, Lda.en_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoCom a presente Dissertação pretende-se estudar o planeamento estratégico da Drogaria da Zambézia, Lda. Esta firma tem vindo a apresentar, nos últimos anos, resultados relativamente estagnados e não muito favoráveis. A escolha desta empresa deve-se essencialmente à disponibilidade em relação à recolha de dados, por o autor ter trabalhado nela e também pelo facto de operar há cinquenta e oito anos no Mercado, sendo, deste modo, possível acompanhar e perceber melhor as suas opções estratégicas ao longo deste período. O principal objectivo da pesquisa é o de elaborar um plano estratégico para os próximos três anos (2013 a 2015) capaz de traduzir a missão e a estratégia definida num conjunto de acções com vista a alcançar os objectivos estratégicos desejados, tendo em conta o desempenho financeiro actual da empresa. Nesta perspectiva, avalia-se a posição financeira (de 2001 a 2011) através dos rácios financeiros e da análise vertical da demonstração de resultados, seguindo-se o diagnóstico estratégico (ambiente externo e interno) de modo a apurar a situação competitiva da empresa. Depois, recomenda-se a estratégia de Liderança no Custo Total (modelo genérico de Michael Porter), suportada por um plano de acção e o seu respectivo cronograma de actividades, que posteriormente é retratado através da demonstração de resultados projectada e pelo mapa de tesouraria projectado. O estudo conclui que a actual estratégia de negócio da empresa não permite uma gestão optimizada dos custos operacionais e a sua gestão estratégica não possibilita que a empresa seja competitiva e alcance vantagens competitivas significativas em relação aos seus concorrentes, propondo-se assim, acções concretas no sentido de ultrapassar as dificuldades encontradas no momento e aumentar a sua competitividade. Prevê-se resultados encorajadores com a implementação adequada e rigorosa do plano de acçãoen_US
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