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dc.contributor.advisorBuendia, Miguel-
dc.contributor.advisorBuque, Domingos-
dc.contributor.authorMachel, Francisco Munisse-
dc.date.accessioned2021-09-03T10:34:47Z-
dc.date.available2021-09-03T10:34:47Z-
dc.date.issued2013-02-12-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/395-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação de Adultosen_US
dc.description.abstractThe present study, whose theme is Literacy and Women's Education in the District of Namaacha: The cases of the Casa do Gaiato Center and the EPC Center of Changalane-2010-2011 aims to analyze the extent to which the AEA practices developed in the centers of the Casa de Gaiato and the EPC of Changalane have an impact on reducing women's dropouts in the Namaacha District. For the development of this study, the qualitative approach was applied. The data collection instruments were semi-structured interviews, document analysis and observation. The interviews were applied to 22 informants, including literacy teachers, literacy students, women dropping out of literacy classes residing in the village of Changalane, district education authorities and community leaders, which allowed the verification of the reliability of the responses. Thus, the study concluded that Casa do Gaiato has invested in the development of innovative practices to overcome the difficulties and problems faced in the literacy process with a view to reducing women's dropouts. The content of the literacy classes given in the center of Casa do Gaiato is related to the practical activities developed in Changalane. The women who attend the Casa do Gaiato center perceive that literacy is oriented towards the realization of their projects, namely their lives and community intervention, as well as the expectations that were the basis for their participation in the programs, contrary to those who attend the program. Changalane EPC center that do not benefit from those practices. In this center only theoretical teaching is developed. Women who attend literacy courses in both centers have the need to learn the contents that are relevant in the context of their community, which are associated with improving the level of education, with the expectation that this will facilitate the insertion, mobility and professional framing. with immediate applicationen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectGêneroen_US
dc.subjectAlfabetizaçãoen_US
dc.subjectCasa de Gaiatoen_US
dc.subjectEducação da mulheren_US
dc.titleAlfabetização e educação da mulher no distrito de Namaacha: os casos do centro da Casa do Gaiato e do Centro da EPC de Changalane-2010-2011en_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoO presente estudo cujo tema é Alfabetização e Educação da Mulher no Distrito de Namaacha: Os casos do Centro da Casa do Gaiato e do Centro da EPC de Changalane-2010-2011 tem como propósito analisar até que ponto as práticas de AEA desenvolvidas nos centros da Casa de Gaiato e da EPC de Changalane têm impacto na redução das desistências das mulheres no Distrito de Namaacha. Para o desenvolvimento deste estudo, aplicou-se a abordagem qualitativa. Os instrumentos de recolha de dados foram as entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e observação. As entrevistas foram aplicadas a 22 informantes dentre os quais alfabetizadores, alfabetizandas, mulheres desistentes das aulas de alfabetização residentes na aldeia de Changalane, autoridades distritais de educação e líderes comunitários, o que permitiu a verificação da fiabilidade das respostas. Assim, o estudo concluiu que a Casa do Gaiato tem apostado no desenvolvimento de práticas inovadoras para ultrapassar as dificuldades e problemas encaradas no processo de alfabetização com vista a redução das desistências das mulheres. O conteúdo das aulas de alfabetização ministrado no centro da Casa do Gaiato está relacionado às actividades práticas desenvolvidas em Changalane. As mulheres que frequentam o centro da Casa do Gaiato percebem que a alfabetização está orientada para a concretização dos seus projectos, designadamente das suas vidas e da intervenção comunitária bem como nas expectativas que estiveram na base da sua adesão nos programas, contrariamente as que frequentam o centro da EPC de Changalane que não se beneficiam daquelas práticas. Neste centro apenas se desenvolve um ensino teórico. As mulheres que frequentam a alfabetização nos dois centros têm a necessidade de aprender os conteúdos que são relevantes no contexto da sua comunidade, que estão associados à melhoria do nível de escolaridade, com a expectativa de que isso permita facilitar a inserção, mobilidade e enquadramento profissional com aplicação imediataen_US
Appears in Collections:DEA - FACED - Dissertações de Mestrado

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