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dc.contributor.advisorCrivellari, Helena Maria Tarchi-
dc.contributor.authorMangue, Manuel Valente-
dc.date.accessioned2021-09-01T11:19:36Z-
dc.date.available2021-09-01T11:19:36Z-
dc.date.issued2007-01-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/361-
dc.description.abstractA tese, baseada em estudo comparativo entre bibliotecas universitárias de alguns países em desenvolvimento (Brasil, África do Sul e Moçambique), discute o processo de informatização destas bibliotecas, a partir de um enfoque integrado, que inclui, além dos aspectos tecnológicos, os relacionados à gestão do processo, à organização do trabalho e à qualificação dos trabalhadores, tratando-os como igualmente relevantes. Nesses termos, o presente estudo, de um modo geral, traz evidências de que o processo de informatização sofre restrições estruturais. Ou seja, traz evidências de que a informatização sofre restrições em função do lastro histórico, do contexto político, econômico e educacional da sociedade que a adota. Sofre também restrições, no caso de bibliotecas universitárias, em função dos modos de gestão (financeira, de pessoal, material) vigentes nas universidades de que fazem parte, além das restrições em função da organização do processo de trabalho. O estudo também torna evidente a desconexão entre os benefícios potenciais associados a essas tecnologias e os benefícios reais conseguidos com a sua aplicação nesse conjunto de bibliotecas. Entre os benefícios reais, podem ser destacados: a economia de tempo, o aumento da produtividade e agilidade no atendimento (quando isso ocorre) das necessidades do usuário. Todavia, o estudo mostra que esses ganhos ocorrem paralelamente à degradação do trabalho (intensificação do trabalho, simplificação, etc.) e às expensas do acesso efetivo aos documentos e informações relevantes para o usuário. Fica evidente, portanto, que a adoção tecnológica é um processo endógeno à instituição e que cada fase deve ser acompanhada pela qualificação e pelo correspondente aperfeiçoamento dos mecanismos administrativos, sob pena de involução, por hipertrofia tecnológica, da unidade de informação, como um todo, a despeito do uso da mais alta tecnologia, o que acaba por comprometer a dimensão axiológica da própria biblioteca.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraisen_US
dc.subjectBiblioteca universitáriaen_US
dc.subjectGestão de unidades de informaçãoen_US
dc.subjectInformatização de bibliotecasen_US
dc.titleConsolidação do processo de informatização em sistemas de bibliotecas universitárias da África do Sul, Brasil e Moçambiqueen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe thesis, based on a comparative study of university libraries in developing countries (Brazil, South Africa, and Mozambique) discusses the computerization process of these libraries, and by using an integrated approach includes, besides the technological aspects, those aspects related with process management, work organization and workers’ qualification, all of which are treated as equally relevant. . In general terms, the present study shows evidences of structural restrictions in the computerization process, due to the historical, political, economic and educational contexts of the societies that adopts it. In the case of university libraries, further restrictions spring from their standard practice in managing finances, personnel and materials, in addition to the limitations caused by their organization of the work process. The study also shows an evident disconnection between the potential benefits associated with these technologies and the actual benefits deriving from their use in this group of libraries. Among the real benefits are: economy of time, increased productivity and promptness (when there is any) in meeting the users’ needs. Nevertheless, the study reveals that these gains occur in parallel with work degradation (intensified, oversimplified work), and at considerable cost to the users’ effective access to information and to relevant documents. It becomes clear that this technological adoption is a process bound up with the internal structures and dynamics of the institution and that each phase must be followed by the qualification and adequate improvement of administrative mechanisms. Otherwise, technological hypertrophy will eventually lead to involution of the information unit as a whole and, in spite of having the highest technology at their disposal, libraries will have their axiological dimension impaired.en_US
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