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dc.contributor.advisorKeller, John M.-
dc.contributor.authorVisser, Jan-
dc.date.accessioned2021-09-01T09:15:12Z-
dc.date.available2021-09-01T09:15:12Z-
dc.date.issued1989-12-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/353-
dc.description.abstractIn this study are presented of a disciplined inquiry into the area of motivation to learn and systematic ways of influencing learners in this regard. Attention focuses on the clinical use of motivational messages, a strategy based on Kellerr’s (1984, 1987 a&b) ARCS model. Trough this strategy learner are prompted, by means of, usually written, messages, normally delivered outside the classroom periods, to adjust their disposition to undertake learning tasks. Such messages are designed and use3d according to a systematic, replicable process. Its is defended that a naturalistic mode of inquiry is the most appropriate one for the particular research interest, and that, within that mode, a case study approach, within an embedded multiple-case perspective, is called for. Reference is made to the existing knowledge base in the area of motivational design, as well as to that of the chosen research paradigm and methodology. Three basic research interests are addressed in the study, i.e that of the validity of the strategy under consideration, the question as to how and why the messages work, and the issue of their optimality. Evidence is presented and discussed to substantiate the proposition that the motivational messages strategy worked similarly well in the case of two its applications almost three years apart. Of a total ten propositions regarding the interaction between the messages and the learners, the messages and the instructor, and the messages and the environment, nine are found substantiated and one insubstantiated in the light of the data collected. It is also argued that evidence supports the contention that the strategy adapts itself to the circumstances of its application. As to overall interpretation of the totality of phenomena discussed, the study concludes that motivational messages should not be looked upon in isolation, but as part of a more complex motivational system, in the context of which they enhance the effectiveness of the other components involved.en_US
dc.language.isoengen_US
dc.subjectMensagens motivacionaisen_US
dc.subjectTarefas de aprendizagemen_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectSistema motivacionalen_US
dc.titleEnhancing learner motivation an instructor facilitated learning contenten_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoNeste estudo é apresentado um inquérito disciplinado na área da motivação para aprender e formas sistemáticas de influenciar os alunos a este respeito. A atenção se concentra no uso clínico de mensagens motivacionais, uma estratégia baseada no modelo ARCS de Kellerr (1984, 1987 a & b). Por meio dessa estratégia, o aluno é instado, por meio de mensagens, geralmente escritas, normalmente entregues fora dos períodos de sala de aula, a ajustar sua disposição para realizar tarefas de aprendizagem. Essas mensagens são projetadas e usadas em 3D de acordo com um processo sistemático e replicável. Defende-se que um modo naturalista de investigação é o mais apropriado para o interesse de pesquisa particular, e que, dentro desse modo, uma abordagem de estudo de caso, dentro de uma perspectiva de múltiplos casos embutida, é necessária. É feita referência à base de conhecimento existente na área de design motivacional, bem como ao paradigma e metodologia de investigação escolhidos. Três interesses básicos de pesquisa são abordados no estudo, ou seja, a validade da estratégia em consideração, a questão de como e por que as mensagens funcionam e a questão de sua otimização. Evidências são apresentadas e discutidas para substanciar a proposição de que a estratégia de mensagens motivacionais funcionou de forma semelhante no caso de duas aplicações com quase três anos de diferença. De um total de dez proposições a respeito da interação entre as mensagens e os alunos, as mensagens e o instrutor, e as mensagens e o ambiente, nove se encontram fundamentadas e uma insubstanciada à luz dos dados coletados. Argumenta-se também que as evidências apóiam a tese de que a estratégia se adapta às circunstâncias de sua aplicação. Quanto à interpretação geral da totalidade dos fenômenos discutidos, o estudo conclui que as mensagens motivacionais não devem ser vistas isoladamente, mas como parte de um sistema motivacional mais complexo, em cujo contexto aumentam a eficácia dos demais componentes envolvidos.en_US
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