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dc.contributor.advisorMacuane, José Jaime-
dc.contributor.authorUssene, Jair Costa Abdul-
dc.date.accessioned2021-08-23T22:52:36Z-
dc.date.issued2018-09-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/237-
dc.description.abstractO mundo encontra-se mergulhado em ideias que são apologistas de medidas para conter a despesa pública, e estritamente as despesas nas rubricas relacionadas com gastos com o pessoal. As referidas medidas enquadram-se no pacote amplo denominado de reforma salarial, que inclui a consolidação da remuneração, ou seja, substituição dos subsídios não monetários. Entretanto, o sucesso dessas medidas é ameaçado pela proliferação e manutenção de subsídios não monetários que são pagos com recurso asrubricas de bens e serviços, e de investimento. É neste contexto que o presente trabalho tem como objectivo central analisar os factores que explicam a Manutenção dos Subsídios não Monetários em Contexto da Redução da Massa Salarial na AP Moçambicana, tendo como estudo de caso à UEM. Para tal partiu-se da hipótese segundo a qual os subsídios em espécie prevalecem porque servem alguns interesses de indivíduos privilegiados que se beneficiam, ou seja, um grupo de funcionários que exercem uma influência. O estudo metodologicamente é qualitativo, empregando aspectos dos métodos hipotético – dedutivo (abordagem) e do monográfico ou estudo de caso (procedimento), e encontra-se dividida em três fases e com ferramentas diferentes: pesquisa bibliográfica e documental, colecta de dados com recurso a técnica de entrevista, e a sistematização e análise de dados. Para interpretação e análise de dados optou-se pela combinação das teorias da política burocrática na sua componente da Burocracia Representativa, e pelo Novo Institucionalismo, nas suas componentes histórica e de escolha racional. O institucionalismo busca elucidar o papel desempenhado pelas instituições na determinação de resultados sociais e políticos, e que ajuda a compreender porque as instituições se mantém, mesmo em contexto de mudança. A teoria burocrática destaca que os burocratas desempenham rotineiramente o papel de políticos decidindo quem recebe o quê? Ou seja, uma vez que as decisões são tomadas pelo governo, a tarefa de implementar é entregue aos burocratas que também devem tomar decisões sobre medidas específicas à adoptar. Entretanto, o estudo permitiu-nos chegar a conclusão segundo a qual mesmo que existam medidas formais para reformar o pacote remuneratório, neste caso ao nível da UEM existem regras paralelas de compensação ao nível interno que perpetuam a manutenção de subsídios não monetários (direito à habitação, viatura de serviço, o abastecimento e manutençãode viaturas de serviço e o transporte colectivo). De salientar que os factores que comummente são associados a manutenção destes subsídios são: i) Questões motivacionais, são atribuídos alguns subsídios para reter funcionários “valiosos”, uma vez que o salário é baixo; e ii) interesses de grupos privilegiados que se beneficiam. Em consonância com a conclusão existe a necessidade de introduzir uma reforma salarial que implique agrupar à monetarização de subsídios não monetários e garantir que o processo de mudança institucional seja uma realidade.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectUEMen_US
dc.subjectSubsídios não monetáriosen_US
dc.subjectSubsídios não monetáriosen_US
dc.titleAnálise da manutenção dos subsídios não monetários no contexto da redução da massa salarial na administração pública moçambicana: estudo de caso da Universidade Eduardo Mondlane (2013-2017)en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-24-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe world is steeped in ideas that are advocates of measures to contain public spending, and strictly spending on items related to staff spending. These measures are part of the broad package called wage reform, which includes the consolidation of remuneration, that is, replacement of non-monetary subsidies. However, the success of these measures is threatened by the proliferation and maintenance of non-monetary subsidies that are paid with the use of goods and services and investment. It is in this context that the present work has as main objective to analyze the factors that explain the Maintenance of Non-Monetary Subsidies in Context of the Reduction of the Payroll in the Mozambican AP, having as case study to EMU. For that, we started from the hypothesis that subsidies in kind prevail because they serve the interests of privileged individuals who benefit, that is, a group of employees who exert an influence. The methodological study is qualitative, using aspects of the hypothetical - deductive (approach) and monographic or case study (procedure) methods, and is divided into three phases and with different tools: bibliographical and documentary research, data collection using resources the interview technique, and the systematization and data analysis. For data interpretation and analysis, we opted for the combination of theories of bureaucratic politics in its component of Representative Bureaucracy, and the New Institutionalism, in its historical and rational choice components. Institutionalism seeks to elucidate the role played by institutions in determining social and political results, and which helps to understand why institutions remain, even in the context of change. Bureaucratic theory highlights that bureaucrats routinely play the role of politicians deciding who gets what? That is, once the decisions are made by the government, the task of implementing it is left to the bureaucrats who must also make decisions about specific measures to be taken. However, the study allowed us to reach the conclusion that even though there are formal measures to reform the remuneration package, in this case at the level of EMU there are parallel rules of compensation at the internal level that perpetuate the maintenance of non-monetary subsidies (right to housing) , service vehicle, supply and maintenance of service vehicles and public transport). It should be noted that the factors that are commonly associated with the maintenance of these subsidies are: i) Motivational issues, some subsidies are attributed to retain “valuable” employees, since the salary is low; and ii) interests of privileged groups that benefit. In line with the conclusion, there is a need to introduce a wage reform that involves grouping the monetization of non-monetary subsidies and ensuring that the process of institutional change is a reality. (TRADUÇÃO NOSSA)en_US
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