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dc.contributor.advisorSem Nome-
dc.contributor.authorOlumene, Luís Roberto Da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-23T21:34:03Z-
dc.date.issued2014-02-12-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/221-
dc.description.abstractA Inteligência Artificial (IA) é uma curso multidisciplinar que se propõe a construir animais artificiais em máquinas reais sendo, por esta via, apontada, na literatura, como a área do conhecimento que vai revolucionar a condição humana nos próximos anos. Esta tem enormes desenvolvimentos e aplicações na indústria e comércio, todavia arrasta consigo várias ambiguidades que dificultam a definição do seu “Estatuto Científico”, na computação, desde a data da sua criação em 1956. O presente trabalho tem como objectivo contribuir para a definição do “Estatuto Científico” da IA e, como consequência, a sua autonomia na Computação. Para o efeito, desenvolvemos um “discurso do método” sobre a IA que culminou com a construção do Modelo de Ciclo de vida da IA. Este modelo formou a base para toda a prática da dissertação. São contribuições específicas, propostas na dissertação, para o estatuto científico da computação da ACM/IEEE : Uma definição para o Curso da IA, Definição do espaço problema da IA na computação, Corpo do Conhecimento da IA (AIBOK), Mapa de pesos comparativos da Computação para a IA e Guia de Plano temático das Disciplinas “não Computação” para o Curso da IA. Como suporte experimental, apresentamos dois casos de estudo de Desenho do modelo de guia currículo ideal, da IA, tendo como base os currículos da ACM/IEEE e, por fim, discutimos os resultados obtidos, na pesquisa, face ao que nos propusemos fazer no início da pesquisa.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectInteligência artificialen_US
dc.subjectComputaçãoen_US
dc.subjectCiências computacionaisen_US
dc.subjectCurrículos da computaçãoen_US
dc.titleA Relevância da inteligência artificial na actualidade: uma proposta para a definição do seu estatuto científico na computaçãoen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-22-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoArtificial Intelligence (AI) is a multidisciplinary course that aims to build animals artificial in real machines, being pointed, in this way, in the literature, as the area of the knowledge that will revolutionize the human condition in the coming years. This one has huge developments and applications in industry and commerce, however it carries with it several ambiguities that hinder the definition of its “Scientific Statute”, in computing, since the date of its creation in 1956. The present work aims to contribute to the definition of the “Scientific Statute” of AI and, as a consequence, its autonomy in Computing. To this end, we have developed a “method discourse” about AI that culminated in the construction of the AI life. This model formed the basis for the entire practice of the dissertation. They are specific contributions, proposed in the dissertation, for the scientific status of the ACM / IEEE computing: A definition for the AI Course, Definition of space AI problem in computing, AI Knowledge Body (AIBOK), Weight map Comparatives of Computing for AI and thematic Plan Guide for Disciplines “not Computing ”for the AI Course. As an experimental support, we present two case studies of Design of the model of ideal AI curriculum guide, based on ACM / IEEE curricula and, finally, we discussed the results obtained in the research, compared to what we set out to do at the beginning of search.en_US
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