Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/215
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKuleshov, Valery-
dc.contributor.advisorSacate, Adriano Rafael-
dc.contributor.advisorChenene, Manuel-
dc.contributor.advisorMavanga, Gil-
dc.contributor.advisorKuleshov, Valery-
dc.contributor.advisorSacate, Adriano-
dc.contributor.authorMachaieie, Dinelsa António-
dc.date.accessioned2021-08-23T20:59:33Z-
dc.date.issued2011-03-29-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/215-
dc.description.abstractA produção, conversão e utilização da energia têm um grande impacto sobre o ambiente e muitas vezes os cidadãos não tem noção sobre o impacto ambiental provocado pelas fontes de energia que eles usam, optando muitas vezes por usar fontes de energia que afectam o ambiente de forma bastante negativa. As necessidades energéticas básicas nas zonas rurais do nosso país são supridas maioritariamente por lenha, carvão vegetal e petróleo pois, estas populações têm dificuldades de acesso a electricidade convencional. O uso massivo destes combustíveis acarreta problemas de poluição assim como devastação de florestas (esta devido a utilização da lenha e carvão vegetal), influenciando portanto na qualidade de vida, no ambiente e na saúde. O conhecimento do impacto que as diversas fontes de energia têm pode de certa forma influenciar as escolhas dos cidadãos. Sendo assim, é necessário que as populações tenham um conhecimento sobre o impacto da utilização da lenha e do carvão e também das diversas fontes de energia existentes para que as usem de forma consciente. Como professores e alunos têm uma grande influência na comunidade, estes podem ser usados como veículo dessa informação porém, não se sabe a profundidade de seu conhecimento sobre esses assuntos. Por isso foi desenhada esta pesquisa com o intuito de avaliar a profundidade do conhecimento de professores e alunos do ensino básico da província de Maputo em matérias relacionadas com as fontes de energia e seu impacto sobre o ambiente. Para a recolha de dados foi usado o questionário misto para os professores e fechado para os alunos. Participaram nesta pesquisa 183 professores e 388 alunos de 16 escolas da província de Maputo escolhidos pelo método aleatório simples. A pesquisa é quantitativa e a análise de dados foi com o auxílio do pacote estatístico Excel. Os resultados mostram que o conhecimento dos participantes sobre as fontes de energia é fraco e se encontra rodeiado de algumas dúvidas/confusões principalmente no que concerne a diferenciação entre fontes renováveis de energia e as fontes não renováveis. Verificou-se também que os professores não estão comprometidos com a questão ambiental ligada com o uso das fontes de energia, principalmente com o uso massivo de lenha e carvão embora se saiba das consequências que esta prática acarreta. Pretendendo-se que eles sejam os “informadores” da comunidade estas dúvidas devem ser sanadas o mais rápido possível. Isto pode ser conseguido através da incrementação do material instrucional e realização de actividades práticas como visitas de estudo, palestras e outras actividades que demonstrem claramente os efeitos da utilização das diversas fontes de energia. Seria louvável o alargamento e aprofundamento dos capítulos de aproveitamento das fontes de energia ensino relaccionados com o uso e neste nível de ensinoen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectFontes de energiaen_US
dc.subjectEnsino básicoen_US
dc.titleAvaliação do conhecimento sobre fontes de energia no ensino básico: caso da província de Maputoen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-22-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe production, conversion and use of energy have a great impact on the environment and citizens are often unaware of the environmental impact caused by the energy sources they use, often opting to use energy sources that affect the environment in a different way. quite negative. The basic energy needs in the rural areas of our country are mostly supplied by firewood, charcoal and oil, as these populations have difficulties in accessing conventional electricity. The massive use of these fuels causes problems of pollution as well as devastation of forests (this due to the use of firewood and charcoal), thus influencing the quality of life, the environment and health. Knowledge of the impact that different sources of energy have can somehow influence citizens' choices. Therefore, it is necessary that people have a knowledge of the impact of the use of firewood and charcoal and also of the various sources of energy that exist to use them consciously. As teachers and students have a great influence on the community, they can be used as a vehicle for this information, however, the depth of their knowledge on these subjects is unknown. That is why this research was designed in order to assess the depth of knowledge of teachers and students of basic education in the province of Maputo in matters related to energy sources and their impact on the environment. For data collection, the mixed questionnaire for teachers and closed for students was used. 183 teachers and 388 students from 16 schools in Maputo province participated in this research, chosen by the simple random method. The research is quantitative and the data analysis was done with the aid of the Excel statistical package. The results show that the participants' knowledge about energy sources is weak and is surrounded by some doubts / confusions, especially regarding the differentiation between renewable energy sources and non-renewable sources. It was also found that teachers are not committed to the environmental issue linked to the use of energy sources, especially with the massive use of firewood and charcoal although it is known of the consequences that this practice has. With the intention of being the “informers” of the community, these doubts must be resolved as soon as possible. This can be achieved by increasing the instructional material and carrying out practical activities such as study visits, lectures and other activities that clearly demonstrate the effects of using the different sources of energy. It would be praiseworthy to expand and deepen the chapters on the use of teaching energy sources related to the use and at this level of education Tradução da Equipe do Repositórioen_US
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - DF - FC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Machaieie, Dinelsa António.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.