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dc.contributor.advisorSaíde, Mouzinho A.O.-
dc.contributor.authorNovelo, Safy Mendes-
dc.date.accessioned2021-08-23T20:29:30Z-
dc.date.issued2018-03-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/210-
dc.description.abstractOs traumas resultantes dos acidentes de viação são reconhecidos mundialmente como um problema importante de saúde pública, atingindo milhares de pessoas de vários estratos sócio-económicos sem distinção de género ou grupo etário. Em Moçambique, como em muitos países em desenvolvimento, os traumas por acidentes de viação constituem um problema de saúde pública que acarreta muitos custos para o Estado e levam ao desvio do orçamento para a resolução de problemas relacionados aos acidentes, como sejam, tratamento dos doentes, compra de medicamentos e reparação das estradas e ouros bens públicos, tais como semáforos, postes de iluminação, muros, viaturas entre outros. O presente estudo vias caracterizar os acidentes de viação ocorridos na Província e Cidade de Maputo envolvendo motoristas que estejam sob influência de álcool. Trata-se dum descritivo e transversal realizado entre os meses de Setembro e Outubro de 2007. No âmbito deste estudo, foram inquiridos os motoristas envolvidos em acidentes de viação em Maputo e que tenham sido observados no Hospital Central de Maputo. Os inquiridos entraram para o estudo por ordem de chegada. Os procedimentos consistiram em recolher dos participantes que se voluntariaram para este estudo, informações relacionadas ao acidente viação, ao consumo de bebidas alcoólicas e ao trauma através da aplicação de questionário desenvolvido com base em documento da Organização Mundialmente da Saúde para a recolha de dados sobre o traumas relacionadas ao consumo de álcool. Foi feita a pesquisa so álcool no ar expirado através do alcoolímetro a todos motoristas suspeitos de terem estado a conduzir sob efeito do álcool. Foram analisadas 229 casos de indivíduos envolvidos em acidentes de viação, com mediana de 33 anos, sendo cerca de 82% (188/229) do sexo masculino. A maior parte dos acidentes de viação registou-se aos fins-de-semana (de sexta a domingo). Os transportes semi-colectivos de passageiros estiveram envolvidos em cerca de 94% dos casos de acidente envolvendo transportes públicos. Cerca de 43% dos motoristas envolvidos em acidentes e viação tinha consumido bebidas alcoólicas momentos antes do acidente e destes, 80% tinham álcool positivo no ar expirado (igual ou superior a 0.3mg/l - níveis de álcool considerados acima do aceitável para todos os motorista em Moçambique). As maiores prevalências de álcool positivo no ar expirado foram encontrados nos indivíduos do sexo masculino, na faixa etária de 25 a 30 anos e em indivíduos que não são chefes de família. A maior parte dos indivíduos com álcool positivo no ar expirado apresentaram se com lesões variáveis como consequência do acidente como consequência do acidente de viação. Os resultados reforçam o facto de que o consumo de álcool e um elemento de alto risco na ocorrência de acidentes de viação. A gravidade dos acidentes e dependente do grau de álcool positivo no ar expirado dos motoristas. Medidas em diferentes níveis de prevenção, dirigidas principalmente a população de risco, deveriam ser consideradas em programas com o objectivo de diminuir a ocorrência dos acidentes de viação, bem como a reincidência desses eventos.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectAcidentes de viaçãoen_US
dc.subjectSaúde públicaen_US
dc.subjectConsumo de bebidas alcoólicasen_US
dc.subjectAlcoólen_US
dc.subjectTraumaen_US
dc.titleTríade álcool, acidente e trauma: estudo em motoristas na província e cidade de Maputoen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-22-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe traumas resulting from road accidents are recognized worldwide as an important public health problem, affecting thousands of people from various socio-economic strata, regardless of gender or age group. In Mozambique, as in many developing countries, traumas caused by road accidents are a public health problem that entails many costs for the State and lead to the diversion of the budget to solve problems related to accidents, such as the treatment of patients , purchase of medicines and repair of roads and other public goods, such as traffic lights, lampposts, walls, vehicles, among others. The present study characterizes the road accidents that occurred in the Province and City of Maputo involving drivers who are under the influence of alcohol. This is a descriptive and cross-sectional study carried out between the months of September and October 2007. As part of this study, drivers involved in road accidents in Maputo and who have been observed at the Central Hospital of Maputo were surveyed. Respondents entered the study on a first-come, first-served basis. The procedures consisted of collecting from the participants who volunteered for this study, information related to the road accident, the consumption of alcoholic beverages and trauma through the application of a questionnaire developed based on a document from the World Health Organization for the collection of data on the traumas related to alcohol consumption. The search for alcohol in the exhaled air through the alcohol meter was made to all drivers suspected of having been driving under the influence of alcohol. A total of 229 cases of individuals involved in road accidents were analyzed, with a median of 33 years, of which about 82% (188/229) were male. Most of the traffic accidents occurred on weekends (from Friday to Sunday). Semi-collective passenger transport was involved in about 94% of accident cases involving public transport. Approximately 43% of drivers involved in accidents and traffic had consumed alcoholic beverages moments before the accident and of these, 80% had positive alcohol in the expired air (equal to or higher than 0.3mg / l - alcohol levels considered above the acceptable for all driver in Mozambique). The highest prevalence of positive alcohol in the exhaled air was found in male individuals, aged 25 to 30 years and in individuals who are not heads of household. Most of the individuals with positive alcohol in the exhaled air presented with variable injuries as a result of the accident as a result of the road accident. The results reinforce the fact that alcohol consumption is a high risk element in the occurrence of road accidents. The severity of the accidents is dependent on the degree of positive alcohol in the exhaled air of the drivers. Measures at different levels of prevention, aimed mainly at the population at risk, should be considered in programs with the aim of reducing the occurrence of road accidents, as well as the recurrence of these events. (TRADUÇÃO NOSSA)en_US
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2006 - Cossa, Dalmázia Helena de Castanheira(1).pdf52.85 MBAdobe PDFView/Open


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