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dc.contributor.advisorMatavel, Osvaldo-
dc.contributor.authorCossa, Pedro Alberto-
dc.date.accessioned2021-08-23T20:19:38Z-
dc.date.issued2009-07-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/209-
dc.description.abstractO ambiente físico em muitas escolas não e favorável a aprendizagem, carecem de agua potável sistema de saneamento, incluindo programas ou serviço de saúde, o que tem um impacto negativo em crianças de idade escolar. O objectivo geral do estudo foi avaliar, as condições de segurança, higiene e saúde nas escolas primárias com finalidade de ajudar na transformação desta em promotoras de saúde. Realizou- se um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Foram elaborados e pré- testados dois guiões de entrevista sime-estruturadas a directores da escola e responsáveis das unidades sanitárias, 1 roteiro de investigação e 1 questionário – auto aplicado a professores e profissionais de saúde, sem pretensão de representatividade estatística, visando completar os dados obtidos nas entrevistas. Ao ser analisado a estratégia de promoção da saúde na escola, observados os espaços físicos das escolas – alvo e aplicado o inquérito e as entrevistas ficou provado que na perspectiva da saúde escolar: (i) a maioria das escolas estudadas não reúne condições de higiénicas e sanitárias favoráveis a promoção da saúde, ocorrendo com frequência o fecalismo a céu aberto; (ii) grande parte dos professores e profissionais de saúde inqueridos não reúnem qualificações apropriadas para a concretização das acções de saúde na escola, (iii) os documentos orientadores nesta área não são conhecidos pelos informantes; (iv) a saúde da população escolar continua a ser vista mais em termo de ausência de doença com ênfase nas acções de carácter preventivo e assistencial. Para a resolução destas deficiências torna-se pertinente que seja providenciada: (i) latrinas/ sanitários adequados de acordo com as dimensões das escolas, incluindo a sua manutenção regular; (ii) acções de formação e capacitação dos professores e dos profissionais de saúde em temáticas de SEA e metodologia de abordagem; (iii) as condições de estabelecimento de água potável nas quantidades suficientes para o consumo e higiene; (iv) a divulgação do programa do SEA e estratégias de implementação; (v) a implantação de medidas educativas e preventivas de saúde que intervenham nos reais determinantes da doença na população escolar acompanhadas por um amplo trabalho de saneamento do meio e promoção da higiene.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectPrevenção de doençasen_US
dc.subjectSaúde escolaren_US
dc.subjectPromoção da saúdeen_US
dc.titleAvaliação das acções de promoção de saúde escolar nas escolas primárias do distrito da Matolaen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-22-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe physical environment in many schools is not conducive to learning, they lack a clean water sanitation system, including health programs or services, which has a negative impact on school-age children. The general objective of the study was to evaluate the conditions of safety, hygiene and health in primary schools with the purpose of helping to transform them into health promoters. A descriptive study was carried out, with a qualitative and quantitative approach. Two sime-structured interview guides were prepared and pre-tested to school directors and heads of health units, 1 research script and 1 questionnaire - self-administered to teachers and health professionals, without pretending to be statistically representative, aiming to complete the data obtained in the interviews. When analyzing the health promotion strategy at school, observing the physical spaces of the target schools and applying the survey and the interviews, it was proved that from the perspective of school health: (i) the majority of schools studied do not meet hygienic conditions and health conditions favorable to health promotion, with open defecation frequently occurring; (ii) most of the teachers and health professionals surveyed do not have the appropriate qualifications to carry out health actions at school, (iii) the guiding documents in this area are not known by the informants; (iv) the health of the school population continues to be seen more in terms of the absence of disease with an emphasis on preventive and assistance actions. In order to resolve these deficiencies, it is pertinent to provide: (i) adequate latrines / toilets in accordance with the dimensions of the schools, including their regular maintenance; (ii) training and qualification actions for teachers and health professionals on SEA themes and approach methodology; (iii) the conditions for establishing drinking water in sufficient quantities for consumption and hygiene; (iv) the dissemination of the SEA program and implementation strategies; (v) the implementation of educational and preventive health measures that intervene in the real determinants of the disease in the school population, accompanied by extensive work to sanitize the environment and promote hygiene. (TRADUÇÃO NOSSA)en_US
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