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dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Alexandra Fernandes-
dc.contributor.authorDimande, Matilde Nsavulana Mabui-
dc.date.accessioned2021-08-23T20:06:33Z-
dc.date.issued2009-12-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/207-
dc.description.abstractA descoberta de novas doenças e o surgimento de outras, concomitantes as inovações tecnológicas emergentes no sector da saúde, conduzem ao longo dos tempos a um aumento da diversidade de medicamentos que determinam alterações no binómio complexidade /eficácia dos tratamentos médicos. No o Abertoprocesso de assegurar o acesso aos medicamentos, e garantir a execução integral da assistência farmacêutica, a Organização Mundial da Saúde desenvolveu Indicadores do Uso de Medicamentos que permitem descrever e avaliar os aspectos que afectam a pratica farmacêutica. Qualquer limitação na gestão da farmácia e particularmente dos stocks contribui para que ocorra um ineficaz uso dos recursos com particular ênfase para os financeiros. Tal facto sublinha a necessidade de se dispor de uma capacidade de gestão que permita garantir através da eficiência e eficácia dos serviços farmacêuticos a excelência na qualidade de prestação dos serviços de saúde. Com este estudo pretende-se caracterizar a qualidade de assistência prestada na Farmácia do Serviço de Urgências do HCM, tendo em conta a avaliação da qualidade de prescrição com base na presença dos requisitos legais e institucionais da prescrição médica de um hospital de ensino. O estudo foi observacional, descritivo, transversal, prospectivo que se realizou no primeiro trimestre do ano em curso tendo sido seleccionados ao acaso 450 receitas das prescrições feitas no serviço de urgências do hospital em estudo e consultadas as fichas de stock e listas de medicamentos usados pelo depósito geral do Hospital Central de Maputo a Farmácia de Urgência do respectivo hospital, po período do estudo. Os indicadores de prescrição de medicamentos usados foram os propostos pela OMS. Os dados foram processados e analisados nos programas EpiLnfo 20000 e SPSSS versão 15. Foram prescritos uma media de 2 medicamentos por receita tendo os antibióticos os 30,7% sendo na forma de injectáveis em menos de 1%. Os medicamentos foram prescritos pelo nome genérico em 94,6% dos casos incluídos no estudo. Uma parte das normas e procedimentos definida no Manual de Normas e Procedimentos para a conservação dos produtos farmacêuticos não e aplicada pelos funcionários da Farmácia das diferentes categorias. Tal facto e sustentando pela inexistência de um formulário; o sistema de frio nem esta a funcionar; o pessoal serventuário e administrativo em certas ocasiões aviavam o medicamento nas ausências do Farmacêutico por se um farmacêutico por turno; presença de insectos, roedores, humidade, xaropes das preparações magistrais em caixas. O estudo conclui que tem se verificado rupturas frequentes na Farmácia de Urgências devido a ineficiência são registos nas fichas de stock e a falta de realização do inventário. Também o estudo conclui que o Sistema ABC, não era aplicável devida a ineficiência dos registos nas fichas de stock, a não realização do inventário. A qualidade de gestão não e adequada, uma vez que não se realiza o inventario, onde alem de quantificar os produtos também se avaliam as condições de armazenamento dos produtos farmacêuticos incluindo a sua qualidade (aspectos físicos). Há falta de legibilidade nas prescrições, o que constitui um problema de saúde pública visto que podem causar danos aos doentes. Os resultados do estudo também revelam que a qualidade da gestão da farmácia de urgência do hospital central de Maputo precisa de ser melhorada.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.subjectFarmáciaen_US
dc.subjectGestão de farmáciaen_US
dc.subjectHospital Central de Maputoen_US
dc.titleA qualidade de gestão da farmácia e a prestação de cuidados de saúde: o caso da farmácia do serviço de urgências do hospital central de Maputoen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-22-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe discovery of new diseases and the appearance of others, concomitant with the technological innovations emerging in the health sector, have led, over time, to an increase in the diversity of medicines that determine changes in the binomial complexity / efficacy of medical treatments. In the process of ensuring access to medicines, and guaranteeing the full implementation of pharmaceutical assistance, the World Health Organization has developed Indicators for the Use of Medicines that allow describing and evaluating the aspects that affect pharmaceutical practice. Any limitation in the management of the pharmacy and particularly of the stocks contributes to the ineffective use of resources, with particular emphasis on the financial ones. This fact underlines the need to have a management capacity that allows to guarantee, through the efficiency and effectiveness of pharmaceutical services, the excellence in the quality of the provision of health services. This study aims to characterize the quality of care provided at the HCM Emergency Service Pharmacy, taking into account the evaluation of the quality of the prescription based on the presence of the legal and institutional requirements of the medical prescription of a teaching hospital. The study was observational, descriptive, cross-sectional, prospective that took place in the first quarter of the current year and 450 prescriptions from the prescriptions made in the emergency service of the hospital under study were selected at random and the stock sheets and lists of medicines used by the general deposit of the Central Hospital of Maputo to the Emergency Pharmacy of the respective hospital, for the period of the study. The indicators of prescription of used drugs were those proposed by the WHO. The data were processed and analyzed in the EpiLnfo 20000 and SPSSS version 15 programs. An average of 2 drugs per prescription were prescribed, with antibiotics at 30.7% and in the form of injectables in less than 1%. The drugs were prescribed by their generic name in 94.6% of the cases included in the study. A part of the rules and procedures defined in the Manual of Rules and Procedures for the conservation of pharmaceutical products is not applied by the Pharmacy staff of the different categories. This fact and supporting the absence of a form; the cold system is not even working; the servant and administrative personnel on certain occasions used the medication in the absence of the Pharmacist if a pharmacist per shift; presence of insects, rodents, moisture, syrups from masterful preparations in boxes. The study concludes that there have been frequent disruptions in the Emergency Pharmacy due to inefficiency are recorded in the stock sheets and the lack of carrying out the inventory. The study also concludes that the ABC System was not applicable due to the inefficiency of the records in the stock sheets, the failure to carry out the inventory. The quality of management is not adequate, since the inventory is not carried out, where in addition to quantifying the products, the storage conditions of the pharmaceutical products are also evaluated, including their quality (physical aspects). There is a lack of legibility in the prescriptions, which is a public health problem since they can cause harm to patients. The results of the study also reveal that the quality of the management of the emergency pharmacy at the central hospital in Maputo needs to be improved. (TRADUÇÃO NOSSA)en_US
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