Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/194
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastiano, José P.-
dc.contributor.authorLanga, Margarida Benjamim-
dc.date.accessioned2021-08-23T05:03:58Z-
dc.date.issued2007-04-12-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/194-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como o tema "Valores e Atitudes nos Programas de Educação para a Prevenção e Combate do HIV/SIDA, Estudo do seu Impacto". Ela expõe, analisa e compara os valores e atitudes em alguns programas desenvolvidos pelo governo, ONGs e comunidades sobre o HIV/SIDA na comunidade de Laulane. O objectivo deste trabalho é de descrever valores morais explícitos e implícitos nos programas de prevenção e combate do HIV/SIDA, comparar a relação entre valores e atitudes, e inferir o contributo desta educação na mudança de atitude e comportamento dos aprendentes. A dissertação divide-se em seis capítulos. O primeiro capitulo, o da introdução nos dá a conhecer a razão e a problemática que nos leva a elaborara este trabalho. O segundo capitulo , que trata dos valores e atitudes, responde a questão qual a relação entra valores e atitudes e quais os modelos de ensino destas duas componentes. O terceiro e quarto capítulos descrevem os valores e atitudes na comunidade de Laulane pelos programas do governo, de algumas ONGs e pela própria comunidade. Estes capítulos respondem á pergunta que os valores e atitudes estão subjacentes aos programas de prevenção do HIV/SIDA oferecidos a comunidade de Laulane. O quinto capitulo analisa as prováveis mudanças nas atitudes e comportamento dos membros da comunidade como consequência dos programas. O sexto capitulo apresenta o modelo reflexivo que responde a questão que modelo poderia ser mais adequado para ajudar a cobrir o deficit demonstrado pelos programas. O objecto deste estudo é comunidade de Bairro de Laulene. Na pesquisa realizada naquela comunidade, constatou-se que que programas de combate e prevenção ao HIV/SIDA oferecidos prevêem que os aprendentes venham assumir valores morais e serem em relação as atitudes e comportamento de risco e consequentemente o alastramento desta doença na comunidade. Concluímos que os programas oferecidos nesta comunidade não alcançaram suficientemente estes resultados desejados porque verificou-se um alastramento das infecções naquela comunidade. Nossa pesquisa também nos fez ver que os programas não reflectem de forma aprofundada a componente atitude e valores, também notamos que , em certos casos, a cultura e as praticas desta comunidade constituem uma barreira para a aceitação e aplicação do valores e a comunidade de atitudes e de comportamento preconizados pelos programas. A principal conclusão a que chegamos nesta pesquisa, é de que os programas de educação, combate e prevenção do HIV/SIDA, precisam de contemplar as duas componentes, isto é, valores e atitudes se estes estão para trazer mudança do comportamento. O modelo preconizado por esta dissertação é o reflexo, que permitiria aos apretendentes a reflectir e tomar decisões baseados no interesse comum e na moral. A apresentação do modelo reflexivo também constitui uma abordagem positiva na mudança de atitudes e comportamento. Este modelo também nos ajuda a pensar profundamente sobre nós mesmos como dirigentes dos nossos próprios destinos, da nossa história e do nosso mundo; responsáveis das nossas próprias acções do nosso viver e cidadãos que devem tomar uma acção colectiva no combate do HIV/SIDA, e manter uma cultura de bons valores e boas atitudes que venham a ser a forca ao combate desta doença.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectProgramas de prevenção do HIV/SIDAen_US
dc.subjectComunidade de Laulaneen_US
dc.subjectImpacto do HIV/SIDA nas comunidadesen_US
dc.titleValores e atitudes nos programas de educação para a prevenção e combate do HIV/SIDA: estudo do seu impactoen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-22-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThis dissertation has the theme "Values and Attitudes in Education Programs for the Prevention and Combat of HIV / AIDS, Study of its Impact". It exposes, analyzes and compares values and attitudes in some programs developed by the government, NGOs and communities on HIV / AIDS in the community of Laulane. The aim of this paper is to describe explicit and implicit moral values in HIV / AIDS prevention and combat programs, to compare the relationship between values and attitudes, and to infer the contribution of this education in changing learners' attitudes and behavior. The dissertation is divided into six chapters. The first chapter, that of the introduction, gives us the reason and the problematic that leads us to elaborate this work. The second chapter, which deals with values and attitudes, answers the question which is the relationship between values and attitudes and what are the teaching models of these two components. The third and fourth chapters describe the values and attitudes in the Laulane community through government programs, some NGOs and the community itself. These chapters answer the question that the values and attitudes are underlying the HIV / AIDS prevention programs offered to the Laulane community. The fifth chapter analyzes the likely changes in the attitudes and behavior of members of the community as a result of the programs. The sixth chapter presents the reflective model that answers the question which model could be more adequate to help cover the deficit shown by the programs. The object of this study is the community of Bairro de Laulene. In the research carried out in that community, it was found that the programs for combating and preventing HIV / AIDS offered foresee that learners will assume moral values and be in relation to risky attitudes and behavior and, consequently, the spread of this disease in the community. We concluded that the programs offered in this community did not achieve these desired results sufficiently because there was a spread of infections in that community. Our research also made us see that the programs do not reflect in depth the attitude and values component, we also noticed that, in certain cases, the culture and practices of this community constitute a barrier to the acceptance and application of values and the community of attitudes. and behavior advocated by the programs. The main conclusion that we reached in this research, is that the programs of education, combat and prevention of HIV / AIDS, need to contemplate the two components, that is, values and attitudes if they are to bring about behavior change. The model advocated by this dissertation is the reflex, which would allow learners to reflect and make decisions based on common interest and morals. The presentation of the reflective model is also a positive approach to changing attitudes and behavior. This model also helps us to think deeply about ourselves as leaders of our own destinies, our history and our world; responsible for our own actions of our living and citizens who must take collective action in the fight against HIV / AIDS, and maintain a culture of good values and good attitudes that will be the strength to fight this disease. (TRADUÇÃO NOSSA)en_US
Appears in Collections:DP - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007 - Langa, Margarida Benjamim .pdf3.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.