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dc.contributor.advisorZimbico, Octávio José-
dc.contributor.authorMiguel, Pedro José-
dc.date.accessioned2021-08-23T04:28:04Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/186-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objectivo geral analisar o efeito da participação dos colaboradores nos processos de tomada de decisão com vista a melhorar o desempenho organizacional do Instituto de Transportes e Comunicações. Através dele procuramos responder a questão de partida que originou o título desta pesquisa “Até que ponto a gestão participação contribui nos processos de tomada de decisão no Instituto de Transportes e Comunicações no período entre 2017 e 2018?”. Esta temática mostra-se de grande relevância uma vez que prova que as organizações que envolvem os seus colaboradores nos processos decisórios desfrutam de grandes vantagens. Já as organizações que resistem a mudanças, tem tido mais conflitos e pouca produtividade. Por isso, o trabalho sublinha a relevância da gestão participativa, seja para os colaboradores e seus dirigentes, seja para empresas/organizações e seus fornecedores assim como para a relação entre as organizações/empresas e seus clientes. Portanto, o nosso estudo decorreu no Instituto de Transportes e Comunicações (ITC) onde estudamos as relações de trabalho entre gestores, docentes, técnicos administrativos e estudantes. Desenhamos três objectivos específicos a saber: Identificar os problemas frequentes decorrentes do não envolvimento de todos nos processos decisórios; Descrever o nível de participação dos colaboradores nos processos decisórios; e por último Comparar os resultados (nível) de participação dos colaboradores e estudantes do Instituto de Transportes e Comunicações e o nível ideal de participação dos colaboradores recomendado pela literatura. Usamos uma metodologia predominantemente quantitativa, devido ao tipo de dados e à forma como os dados foram analisados e interpretados a base de tabelas e gráficos do Excel e SPSS. Tivemos uma amostra probabilística e representativa seleccionada de forma aleatória e composta por cerca de quinhentos (500) indivíduos. Deste estudo, conclui-se que a gestão participativa numa organização/empresa garante por um lado a eficácia do processo de tomada de decisão e reduz por outro, erros de decisões não consensuais.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectGestão participativaen_US
dc.subjectTomada de decisãoen_US
dc.subjectInstituto de Transportes e Comunicaçõesen_US
dc.subjectAdministração de empresasen_US
dc.titleEfeito da gestão participativa nos processos de tomada de decisão - caso do Instituto de Transportes e Comunicações (ITC) no período de 2017 e 2018en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-22-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThis work has as general objective to analyze the effect of the employees' participation in the decision-making processes with a view to improving the organizational performance of the Institute of Transport and Communications. Through it we try to answer the starting question that gave rise to the title of this research “How much does participation management contribute to the decision-making processes at the Institute of Transport and Communications in the period between 2017 and 2018?” . This theme is of great relevance since it proves that organizations that involve their employees in decision-making processes enjoy great advantages. Organizations that resist change, on the other hand, have had more conflicts and little productivity. For this reason, the work emphasizes the relevance of participatory management, whether for employees and their managers, for companies / organizations and their suppliers as well as for the relationship between organizations / companies and their customers. Therefore, our study took place at the Institute of Transport and Communications (ITC) where we studied the working relationships between managers, teachers, administrative technicians and students. We designed three specific objectives, namely: Identify the frequent problems arising from the non-involvement of everyone in decision-making processes; Describe the level of employee participation in decision-making processes; and finally Compare the results (level) of participation of employees and students of the Institute of Transport and Communications and the ideal level of participation of employees recommended by the literature. We use a predominantly quantitative methodology, due to the type of data and the way the data was analyzed and interpreted using tables and graphs from Excel and SPSS. We had a probabilistic and representative sample selected at random and composed of about five hundred (500) individuals. From this study, it is concluded that the participative management in an organization / company guarantees, on the one hand, the effectiveness of the decision-making process and on the other hand, reduces errors of non-consensual decisions.en_US
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