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dc.contributor.advisorMutimucuio, Inocente Vasco-
dc.contributor.authorObjana, Maria Alice-
dc.date.accessioned2021-08-22T14:15:15Z-
dc.date.issued2017-10-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/179-
dc.description.abstractO presente pesquisa debruça-se sobre o grau de aplicação de competências previstas no Plano Curricular da Escola de Sargentos das FADM para a vida socioprofissional dos formandos. Nesta senda, o objectivo geral do estudo cingiu-se à análise do grau de aplicação de competências previstas no Plano Curricular da Escola de Sargentos de Boane para a vida socioprofissional. Portanto, o estudo faz uma abordagem genérica nas diferentes vertentes de desenvolvimento de competências, por parte dos estudantes e do grau de aplicação destas após a formação. Tratando-se de uma Instituição de Ensino que forma sargentos do Quadro Permanente das FADM, a pesquisadora não só analisou o nível de desenvolvimento das competências previstas, como manteve o contacto com a instituição de destino dos profissionais graduados, com a finalidade de aprofundar, no contexto prático, a efectivação da transferência de competências para a vida socioprofissional. O trabalho teve as seguintes perguntas de pesquisa 1. Quais são as competências previstas no Plano Curricular da ESFA? 2. Qual é o nível de desenvolvimento das competências contidas no Plano curricular da ESFA? 3. Que evidências comprovam a transfeo rência, pelos graduados, de competências contidas no Plano Curricular da ESFA para a vida socioprofissional? Para a consecução das metas estabelecidas e consequente resposta às perguntas de pesquisa, foram usados questionários, entrevistas, observação bem como análise documental, como instrumentos e técnicas de recolha de dados. Contudo, a análise de dados obtidos a partir dos instrumentos manejados (inquérito por questionário, entrevista e guião de observação) foi feita de forma separada. Assim, o tratamento dos dados qualitativos foi realizado em três fases: identificação, transcrição e organização de dados, depois seguiram-se as etapas de análise e criação de categorias. Porém, os dados quantitativos foram lidos pelo dispositivo estatístico SPSS. Os resultados de pesquisa foram organizados, resumidos e apresentados sob a forma de tabelas e gráficos.Com os resultados da pesquisa torna-se clara a necessidade de ver a Educação em Moçambique como “integrante” da lista de prioridades. Relativamente às FADM, os resultados transmitem um esforço considerável para uma formação digna dos seus sargentos, devendo no entanto procurar, de forma constante, melhorar não somente as condições físicas dos seus estabelecimentos de ensino, como também a formação contínua do corpo docente, na certeza de que possa contribuir para o processo de Ensino - aprendizagem. Importa assim referir que, em relação ao nível de desenvolvimento das competências previstas, pelos formandos, observou-se que os resultados apontam para a média 80% no nível de desenvolvimento, percentagem obtida da média das respostas dadas pelos estudantes relativamente ao desenvolvimento de competências nas diferentes áreas de abordagem. Por outro lado, observou-se nos resultados, sobre as evidências da transferência das competências para a vida socioprofissional, que nas áreas de Administração Militar, Logística, Artilharia, Infantaria e Mecânica há maior clareza desta aplicação de competências, pois os sargentos desenvolvem as suas tarefas demonstrando domínio e proficiência nas actividades que desenvolvem, ou seja:  Na Administração Militar e Logística - desempenham de forma correcta as funções de fiel de armazém, intendente, administradores de património sob comando dos respectivos oficiais e chefes dos Serviços  Na Artilharia e Infantaria - são auxiliares e ajudantes dos comandantes das companhias de especialidades e em altura de campanha, orientam as respectivas companhias nas manobras militares, constantemente levadas a cabo pela unidade,  Na Mecânica - na Repartição de Equipamentos, observa-se a presença massiva destes especialistas e as suas habilidades no desempenho das funções, sob comando de oficias Mecânicos de profissão, formados nas academias militares. Desta forma, concluiu-se que os estudantes da Escola de Formação de Sargentos apresentam um estágio de desenvolvimento de competências positivo. Portanto, percebe-se que as competências prescritas no Plano Curricular da ESFA estão a ser desenvolvidas pelos estudantes. Nesta vertente, o processo de ensino - aprendizagem na ESFA conduz à construção de conhecimentostécnico-científicos e desenvolvimento de habilidades adequadas e necessárias para a vida socioprofissional.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectCompetências profissionalen_US
dc.titleAnálise do grau de aplicação das competências previstas no plano curricular da Escola de Sargentos das FADM para a vida socioprofissionalen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-21-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThis research focuses on the degree of application of skills provided for in the Curriculum Plan of the School of Sergeants of the FADM for the socio-professional life of graduates. In this way, the general objective of the study was confined to the analysis of the degree of application of competences foreseen in the Curriculum Plan of the Escola de Sargentos de Boane for the socio-professional life. Therefore, the study makes a generic approach in the different aspects of competence development, by the students and the degree of application of these after training. As this is a teaching institution that trains sergeants of the Permanent Staff of the FADM, the researcher not only analyzed the level of development of the expected competences, but also kept in contact with the destination institution of the graduated professionals, with the purpose of deepening, in the practical context, the effective transfer of skills for socio-professional life. The work had the following research questions 1. What are the competencies foreseen in the ESFA Curriculum Plan? 2. What is the level of development of competences contained in the ESFA Curriculum Plan? 3. What evidence proves the transfer, by graduates, of competences contained in the ESFA Curriculum Plan to socio-professional life? In order to achieve the established goals and the consequent answer to the research questions, questionnaires, interviews, observation as well as documental analysis were used, as instruments and techniques for data collection. However, the analysis of data obtained from the instruments used (questionnaire survey, interview and observation guide) was carried out separately. Thus, the treatment of qualitative data was carried out in three phases: identification, transcription and organization of data, then followed by the steps of analysis and creation of categories. However, the quantitative data were read by the SPSS statistical device. The research results were organized, summarized and presented in the form of tables and graphs. With the research results, the need to see Education in Mozambique as “a part of” the list of priorities becomes clear. Regarding the FADM, the results transmit a considerable effort towards a dignified training of their sergeants, but they should constantly seek to improve not only the physical conditions of their educational establishments, but also the ongoing training of the teaching staff, certainly. that it can contribute to the Teaching-learning process. It is important to mention that, in relation to the level of development of competences foreseen by the trainees, it was observed that the results point to an average of 80% in the level of development, a percentage obtained from the average of the answers given by students regarding the development of competences in different areas of approach. On the other hand, it was observed in the results, on the evidence of the transfer of skills to socio-professional life, that in the areas of Military Administration, Logistics, Artillery, Infantry and Mechanics there is greater clarity in this application of skills, as the sergeants develop their tasks demonstrating domain and proficiency in the activities they develop, namely:  In the Military and Logistics Administration - they correctly perform the functions of warehouse keeper, intendant, property administrators under the command of the respective officers and heads of the Services  In the Artillery and Infantry - they are assistants and assistants to the commanders of specialty companies and at campaign time, guide the respective companies in military maneuvers, constantly carried out by the unit,  In Mechanics - in the Equipment Division, there is a massive presence of these specialists and their skills in performing their duties, under the command of Mecâ officers by profession, trained in military academies. In this way, it was concluded that the students of the Training School of Sergeants present a positive competence development stage. Therefore, it is clear that the skills prescribed in the ESFA Curriculum Plan are being developed by students. In this aspect, the teaching-learning process at ESFA leads to the construction of technical-scientific knowledge and the development of appropriate and necessary skills for socio-professional life.en_US
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