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dc.contributor.advisorManuel, Alzira A. M.-
dc.contributor.authorIsaque, Nelson Armando-
dc.date.accessioned2021-08-22T14:09:59Z-
dc.date.available2021-08-22T14:09:59Z-
dc.date.issued2019-03-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/178-
dc.description.abstractEm Moçambique, as metodologias de ensino-aprendizagem, sobretudo no ensino primário, têm estado em constante revisão desde o período em que se conquistou a Independência Nacional até o presente. Esta revisão visa ajustar o ensino às mudanças sociais. Nesse contexto, destaca-se por exemplo, o Plano Curricular do Ensino Básico (PCEB) implementado a partir do ano 2004, cuja função é unificar a política educacional de Moçambique a partir do desenvolvimento de diversas estratégias, com enfoque à formação contínua de professores do ensino primário em matérias de métodos participativos e análise reflexiva das aulas. O presente estudo procurou compreender os resultados da formação contínua de professores, particularmente os que leccionam a disciplina de português nas escolas primárias do distrito da Matola. Para tal, fez-se uma pesquisa qualitativa exploratória em cinco (5) escolas convencionalmente (escolas por onde os respondentes trabalham) seleccionadas, onde se fez a observação directa de aulas e se aplicou a entrevista a doze (12) professores que participaram na formação contínua. Estes professores foram escolhidos por conveniência. A análise e interpretação dos dados mostra que os professores, de alguma forma, compreendem a necessidade do uso dos métodos participativos e análise reflexiva das aulas, contudo, nota-se pouca aplicação destes métodos na prática da sala de aulas. Este facto leva a concluir-se que a formação contínua de professores (de português) ainda não começou a produzir efeitos desejáveis. Pelo menos 9 professores correspondentes a 75% do universo de 12 respondentes continuam a usar as metodologias “tradicionais” de ensino consideradas inadequadas, porque não atendem às reais necessidades e dificuldades enfrentadas pelos alunos. Assim, o estudo recomenda aos responsáveis que tutelam a formação contínua de professores a criarem fóruns de formação contínua regular, na supervisão, encorajamento e apoio aos professores a aplicarem os conhecimentos adquiridos na formação contínua. De igual forma, recomenda-se aos professores que implementem as matérias aprendidas, logo após a formação, nas suas aulas, porque, só assim, a formação contínua de professores é que poderá produzir efeito e a qualidade de ensino-aprendizagem nas escolas primárias do distrito da Matola poderia melhorar.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectEducação básicaen_US
dc.subjectFormação contínuaen_US
dc.subjectPlano curricularen_US
dc.titleFormação contínua de professores de português como estratégia de implementação do plano curricular do ensino básico: estudo de caso no distrito da Matolaen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoIn Mozambique, teaching-learning methodologies, especially in primary education, have been in constant review since the period in which National Independence was achieved to date. This review aims to adjust teaching to social changes. In this context, for example, the Basic Education Curriculum Plan (PCEB) implemented since 2004, whose function is to unify the educational policy of Mozambique based on the development of several strategies, with a focus on the continuous training of teachers of the primary education in matters of participatory methods and reflective analysis of classes. The present study sought to understand the results of the continuous training of teachers, particularly those who teach the discipline of Portuguese in primary schools in the district of Matola. To this end, an exploratory qualitative research was carried out in five (5) schools conventionally (schools where the respondents work) selected, where the direct observation of classes was made and the interview was applied to twelve (12) teachers who participated in the training to be continued. These teachers were chosen for convenience. The analysis and interpretation of the data shows that teachers, somehow, understand the need to use participatory methods and reflective analysis of classes, however, there is little application of these methods in classroom practice. This fact leads to the conclusion that the continuous training of teachers (in Portuguese) has not yet started to produce desirable effects. At least 9 teachers, corresponding to 75% of the universe of 12 respondents, continue to use the “traditional” teaching methodologies considered inadequate, because they do not meet the real needs and difficulties faced by the students. Thus, the study recommends those responsible for supervising the continuous training of teachers to create forums for regular continuous training, in supervision, encouragement and support for teachers to apply the knowledge acquired in continuous training. Likewise, it is recommended that teachers implement the subjects learned, right after the training, in their classes, because, only then, the continuous training of teachers can have an effect and the quality of teaching and learning in the primary schools of the country. Matola district could improve.en_US
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