Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/177
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLanga, Patrício Vitorinoo Aberto-
dc.contributor.advisorZavale, Nelson-
dc.contributor.authorAlfredo, Sebastião-
dc.date.accessioned2021-08-22T14:07:07Z-
dc.date.issued2019-05-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/177-
dc.description.abstractO presente estudo enquadra-se na área de Estudos do Ensino Superior e tem como objectivo fundamental identificar a fonte da base de conhecimento dos gestores intermédios 1 da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). O estudo foi baseado numa metodologia mista: quantitativo (que consistiu na recolha de informações numéricas sobre o fenómeno estudado, como também, para permitir que as conclusões sejam replicadas para o universo de gestores intermédios) e qualitativo (mediante realização de entrevistas a alguns gestores intermédios com obejctivo de aprofundar a compreensão e análise dos dados numéricos colhidos pelo método quantitativo). Definimos uma amostra composta por cento oitenta e cinco (185) gestores intermédios de um total de 355, existentes até 31 de Dezembro de 2015, na UEM. A colecta de dados foi efectuada com base num questionário, contendo treze (13) questões e mediante entrevistas seguindo um guião previamente estabelecido. A análise dos dados colectados através do método quantitativo foi feita com recurso ao pacote informático Estatística para as Ciências Sociais – SPSS e a dos dados colectados através de entrevista foi feita com recurso ao programa NVivo. Apesar da pesquisa ter sido realizada com uma amosta de 185 gestores, considerando que os requisitos para designação para esta função são os mesmos, é possível aplicar as constatações deste estudo para todos os gestores intermédios da UEM, segundo as quais o conhecimento dos gestores intermédios da UEM provém das disciplinas da sua formação académica; na participação em cursos de curta duração, seminários e workshops e; aprendizagem no sector de trabalho, associada à cultura organizacional e não necessariamente de conhecimento teórico-prático adquirido sobre Gestão e Administração do Ensino Superior.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectGestores intermédiosen_US
dc.subjectGestão estratégicaen_US
dc.subjectBase de conhecimentoen_US
dc.subjectCultura organizacionalen_US
dc.titleGestão do ensino superior em Moçambique: fonte da base de conhecimento dos gestores do ensino superior - estudo de caso da Universidade Eduardo Mondlane - 2011 a 2015en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-21-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe present study falls within the area of Higher Education Studies and its fundamental objective is to identify the source of the knowledge base of the middle managers 1 at the Eduardo Mondlane University (UEM). The study was based on a mixed methodology: quantitative (which consisted of collecting numerical information about the phenomenon studied, as well as to allow the conclusions to be replicated to the universe of middle managers) and qualitative (through interviews with some middle managers) in order to deepen the understanding and analysis of the numerical data collected by the quantitative method). We defined a sample composed of eighty-five percent (185) middle managers out of a total of 355, existing until December 31, 2015, at EMU. Data collection was carried out based on a questionnaire, containing thirteen (13) questions and through interviews following a previously established script. The analysis of the data collected through the quantitative method was carried out using the statistical package for Statistics for Social Sciences - SPSS and the data collected through interviews was carried out using the NVivo program. Although the research was carried out with a sample of 185 managers, considering that the requirements for designation for this function are the same, it is possible to apply the findings of this study to all the middle managers of the EMU, according to which the knowledge of the middle managers of the EMU EMU comes from the disciplines of their academic training; participating in short courses, seminars and workshops and; learning in the work sector, associated with organizational culture and not necessarily theoretical and practical knowledge acquired on Higher Education Management and Administration.en_US
Appears in Collections:DFPEC - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Alfredo, Sebastião.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.