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dc.contributor.advisorJanuário, Francisco Maria-
dc.contributor.authorSilva, ,Sandra Maria Vicente Lopes Da-
dc.date.accessioned2021-08-22T12:48:00Z-
dc.date.issued2012-12-06-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/176-
dc.description.abstractEste estudo tinha como objectivo geral analisar as características dos exames de admissão à UEM e o nível de aproveitamento na disciplina de Biologia no período 2004 – 2010. Trata-se de um estudo predominantemente qualitativa, com uma abordagem descritiva, cujo instrumento de recolha de dados utilizado foi a análise de documentos. A amostra, seleccionada por conveniência, consistiu nos enunciados dos exames de admissão à UEM na disciplina de Biologia no período 2004 – 2010, que incluiram os anos em que se verificaram grandes oscilações no nível de aproveitamento dos candidatos que realizaram os mesmos e originaram o questionamento que constituiu o problema desta pesquisa. As principais características identificadas nos exames de admissão à UEM na disciplina de Biologia no período em estudo foram: tipo de exame, número total de perguntas, número de alternativas nos exames de escolha múltipla, duração do exame, conteúdos (temas) avaliados, tipos de perguntas (conhecimento, compreensão e aplicação) e organização das perguntas ao longo do exame. Com excepção das características tipo de exame, duração do exame e organização das perguntas, as restantes características variaram ao longo do período em estudo. O número de candidatos que realizaram o exame de admissão à UEM na disciplina de Biologia variou de de 1462 em 2004 a 4790 em 2009. O número de candidatos aprovados no mesmo período variou de 1316 (68.01%) em 2005 a 358 (7.47%) em 2009. O estudo concluiu que não existe qualquer relação entre as características dos exames de admissão à UEM da disciplina de Biologia e o nível de aproveitamento dos candidatos no período de 2004 – 2010. As principais recomendações do estudo são: i) não variação do número de alternativas por pergunta no exame de admissão, devendo esse número ser de cinco, pois como refere Pinto (2001), o número mais comum de distractores numa pergunta de escolha múltipla é de quatro; ii) não variação do número total de perguntas no exame ao longo dos anos, de modo a que a cada pergunta corresponda o mesmo tempo de resposta; iii) concordância dos temas avaliados com os temas constantes nos programas de Biologia das 11a e 12a classes em vigor em Moçambique e iv) distribuição percentual dos temas a serem avaliados de acordo com a percentagem dos mesmos nos programas de Biologia das 11a e 12a classes aprovados pelo MINED.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectExames de admissãoen_US
dc.subjectEnsino de biologiaen_US
dc.subjectNível aproveitamentoen_US
dc.titleAnálise das características dos exames de admissão à UEM e o nível de aproveitamento na disciplina de biologiaen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-21-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThis study had as general objective to analyze the characteristics of the exams for admission to UEM and the level of achievement in the discipline of Biology in the period 2004 - 2010. It is a predominantly qualitative study, with a descriptive approach, whose instrument of data collection document analysis was used. The sample, selected for convenience, consisted of the statements of the admission exams to UEM in the discipline of Biology in the period 2004 - 2010, which included the years in which there were major fluctuations in the level of achievement of the candidates who performed the same and led to the questioning that constituted the problem of this research. The main characteristics identified in the exams for admission to UEM in the discipline of Biology in the period under study were: type of exam, total number of questions, number of alternatives in multiple choice exams, duration of the exam, contents (themes) evaluated, types of questions (knowledge, understanding and application) and organization of questions throughout the exam. With the exception of the type of examination, duration of the examination and organization of the questions, the remaining characteristics varied over the period under study. The number of candidates who took the UEM entrance exam in the discipline of Biology ranged from 1462 in 2004 to 4790 in 2009. The number of successful candidates in the same period ranged from 1316 (68.01%) in 2005 to 358 (7.47%) in 2009. The study concluded that there is no relationship between the characteristics of the entrance exams to the EMU of the discipline of Biology and the level of success of the candidates in the period 2004 - 2010. The main recommendations of the study are: i) no variation in the number of alternatives per question in the admission exam, which number should be five, because as Pinto (2001) points out, the most common number of distractors in a multiple choice question is four; ii) no variation in the total number of questions in the exam over the years, so that each question corresponds to the same response time; iii) agreement of the evaluated themes with the themes included in the Biology programs of the 11th and 12th classes in force in Mozambique and iv) percentage distribution of the themes to be evaluated according to the percentage of them in the approved Biology programs of the 11th and 12th classes by MINED. (TRADUÇÃO NOSSA)en_US
Appears in Collections:DECNM - FACED - Dissertações de Mestrado

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