Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/172
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHuillet, Danielle Jeanne Georgette-
dc.contributor.authorGuibunda, Héitor Roberto-
dc.date.accessioned2021-08-22T12:31:01Z-
dc.date.issued2018-09-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/172-
dc.description.abstractEsta pesquisa procura fazer uma análise do contributo do erro no ensino e aprendizagem da Matemática. A mesma visava pesquisar as razões evocadas por alunos e professores para explicar os erros cometidos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, as actuais práticas que os professores usam na sala de aulas para superação do erro e sugerir algumas propostas para melhorarem o trabalho com o erro na sala de aulas. Através de uma abordagem qualitativa, pesquisou-se o modo como os professores e alunos da 11a classe da Escola Secundária Quisse Mavota desenvolvem o seu trabalho na sala de aulas no dia-a-dia no que respeita aos erros. A recolha de informação concretizou-se em questionários dirigidos aos professores e alunos e assistência às aulas, tendo sido a análise de dados feita através de uma triangulação de dados. Os resultados evidenciaram que, apesar dos avanços dados por diferentes pesquisadores em relação às novas formas de tratamento dos erros, e embora os professores tenham consciência das actividades que despertam o interesse dos seus alunos, ainda há que se fazer muito para que se rompam com os modelos antigos de análise de exercícios, que supervalorizam os resultados correctos desvalorizando por completo os erros cometidos pelos alunos. Da observação pareceu que muitos professores não estimulam o raciocínio do aluno de modo a participar activamente no processo de construção do seu conhecimento, isto é, aprendendo com os seus erros.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectEnsino de Matemáticaen_US
dc.subjectAprendizagem por memorizaçãoen_US
dc.titleAnálise do contributo do erro no ensino e aprendizagem da Matemática: o caso da Escola Secundária Quisse Mavota em Maputoen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-21-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThis research seeks to analyze the contribution of error in the teaching and learning of mathematics. It aimed to research the reasons evoked by students and teachers to explain the mistakes made in the teaching and learning process of Mathematics, the current practices that teachers use in the classroom to overcome the error and suggest some proposals to improve the work with the teacher. error in the classroom. Through a qualitative approach, we researched the way in which teachers and students of the 11th grade of the Quisse Mavota Secondary School develop their work in the classroom on a day-to-day basis with regard to errors. The collection of information took the form of questionnaires addressed to teachers and students and assistance to classes, with data analysis being done through data triangulation. The results showed that, despite the advances made by different researchers in relation to new ways of handling errors, and although teachers are aware of the activities that arouse the interest of their students, much remains to be done to break with the students. old models of exercise analysis, which overvalue the correct results completely devaluing the mistakes made by the students. From the observation it seemed that many teachers do not stimulate the student's reasoning in order to actively participate in the process of building their knowledge, that is, learning from their mistakes.en_US
Appears in Collections:DECNM - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Guibunda, Héitor Roberto.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.