Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/168
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJanuário, Francisco Maria-
dc.contributor.authorCumbane, Adelaide Emília-
dc.date.accessioned2021-08-22T12:07:41Z-
dc.date.available2021-08-22T12:07:41Z-
dc.date.issued2016-10-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/168-
dc.description.abstractEste estudo tem como objectivo avaliar o nível de conhecimentos, atitudes e práticas dos jovens e adultos no âmbito do HIV e SIDA, bem como conhecer as dificuldades encaradas pelos alfabetizadores na abordagem dos conteúdos sobre o HIV e SIDA neste grupo alvo. O problema e as perguntas de pesquisa do estudo centram-se no facto de, em Moçambique, a prevalência da infecção por HIV em jovens e adultos, dos 15 aos 49 anos, ser de 11,5%, considerando que um dos aspectos mais críticos desta epidemia é a sua concentração na população em idade activa. Os efeitos da doença não só se limitam na simples perda de mão- de-obra, mas têm implicações muito profundas na estrutura de famílias, a sobrevivência das comunidades e problemas a longo prazo da capacidade de sustentação produtiva.Foram colocadas 3 perguntas de pesquisa e, de acordo com o enfoque do estudo, importa salientar a seguinte: • Qual é o nível de conhecimentos, atitudes e práticas que os jovens e adultos do Centro de alfabetização possuem em relação ao HIV? Para a realização da pesquisa seguiu-se a metodologia qualitativa e quantitativa. Foram seleccionados para o estudo 52 elementos na base da técnica de amostragem aleatória simples. Os instrumentos usados foram os questionários e as entrevistas semi-estruturadas, tendo-se obtido os seguintes resultados: 52 alfabetizandos inquiridos revelaram possuir domínio sólido e abrangente em relação aos conteúdos sobre o HIV e SIDA, mas em contrapartida 28,8% dos inquiridos não usaram preservativo nos últimos 3 meses e, dos 6 alfabetizadores entrevistados, foi possível perceber que os conteúdos são abordados de forma inadequada. Como conclusão, o estudo mostrou que os participantes têm comportamentos vulneráveis e de risco em contrair o HIV, apesar de possuírem conhecimentos básicos sobre a doença. Assim, o estudo recomenda a aprimorização das condições materiais de trabalho dos alfabetizadores, a promoção do uso do preservativo masculino e feminino na camada jovem, o uso das línguas locais para facilitar a comunicação entre os jovens e adultos, assim como oferecer sistematicamente formações ou capacitações andragógicas nos Centros de AEA e garantir a avaliação e monitoria permanente da implementação das estratégias traçadas pelo sector de Alfabetização e Educação de Adultos do MINED.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectHIV/SIDAen_US
dc.subjectDoenças de transmissão sexualen_US
dc.titleAvaliação de conhecimentos, atitudes e práticas dos jovens e adultos em relação ao HIV e SIDA: caso do Centro de Alfabetização e Educação de Adultos ADECOMU- OPTAR da cidade de Maputoen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThis study aims to assess the level of knowledge, attitudes and practices of young people and adults in the context of HIV and AIDS, as well as to know the difficulties faced by literacy teachers in approaching the contents about HIV and AIDS in this target group. The problem and research questions in the study focus on the fact that, in Mozambique, the prevalence of HIV infection in young people and adults, aged 15 to 49 years, is 11.5%, considering that one of the most critical aspects of this epidemic is its concentration on the working age population. The effects of the disease are not only limited to the simple loss of labor, but have very profound implications for the structure of families, the survival of communities and long-term problems with the capacity to sustain production. Three research questions were asked and, according to the focus of the study, the following should be highlighted: • What is the level of knowledge, attitudes and practices that young people and adults at the Literacy Center have regarding HIV? To carry out the research, the qualitative and quantitative methodology was followed. 52 elements were selected for the study based on the simple random sampling technique. The instruments used were questionnaires and semi-structured interviews, with the following results being obtained: 52 literate students surveyed revealed to have a solid and comprehensive domain in relation to the contents on HIV and AIDS, but in contrast 28.8% of the respondents did not used condoms in the last 3 months and, of the 6 literacy teachers interviewed, it was possible to notice that the contents are approached inappropriately. In conclusion, the study showed that participants have vulnerable and risky behaviors in contracting HIV, despite having basic knowledge about the disease. Thus, the study recommends improving the material working conditions of literacy teachers, promoting the use of male and female condoms in the young, the use of local languages to facilitate communication between young people and adults, as well as systematically offering training or training. andragogical activities in the AEA Centers and to guarantee the permanent evaluation and monitoring of the implementation of the strategies outlined by the MINED Literacy and Adult Education sector.en_US
Appears in Collections:DEA - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Cumbane, Adelaide Emília.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.