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dc.contributor.advisorMungói, Dulce D. C.-
dc.contributor.authorkhan, Sultan Sarandaz-
dc.date.accessioned2021-08-22T12:04:10Z-
dc.date.available2021-08-22T12:04:10Z-
dc.date.issued2017-09-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/167-
dc.description.abstractO estudo analisa as percepções de jovens e adultos sobre o risco de contrair HIV/SIDA nos rituais de purificação pita-kufa e decorreu nos bairros Vila Massane e Nhaconjo na cidade da Beira, Moçambique. Nele caracteriza-se o ritual pita-kufa, identifica-se a motivação por detrás da prática, analisa-se a profundidade das abordagens sobre o HIV/SIDA na alfabetização e comparam-se as percepções de risco entre jovens e adultos, alfabetizados e não-alfabetizados, sobre a contracção do HIV/SIDA nos rituais pita-kufa. A questão que desencadeia o estudo é: quais percepções de jovens e adultos sobre o risco de contracção do HIV/SIDA nos rituais de purificação? A abordagem é qualitativa e o quadro teórico está ancorado no pressuposto de que a alfabetização deve oferecer uma visão mais sensível às diferenças culturais. Foram administradas entrevistas semi-estruturadas e em profundidade alinhadas com as questões: como ocorrem os rituais de purificação das mulheres viúvas? O que motiva a prática dos rituais de purificação pita-kufa? De que forma os conteúdos sobre o HIV/SIDA são abordados nos programas de alfabetização? Qual é a percepção de jovens e adultos, alfabetizados e não alfabetizados, sobre as implicações de saúde nos rituais pita- kufa? Entrevistaram-se três educadores, 11alfabetizados dos quais, dois homens e nove mulheres, o líder comunitário e 10 não-alfabetizados dos quais, oito mulheres e dois homens, totalizando 25 adultos com idades entre 21 e 67 anos. Os resultados do estudo indicam que os rituais pita-kufa envolvem relações sexuais desprotegidas e são interpretados como forma de mitigar as tensões provocadas pela morte de uma mulher ou homem, têm por base a reprodução social e cultural e a subjugação das mulheres por homens, sustentam-se na crença que apaziguam os espíritos dos defuntos em especial, do defunto marido e o receio de transgredir normas culturais do grupo fragilizando assim, a base psicológica e física do indivíduo. As abordagens sobre o HIV/SIDA na alfabetização melhoram as percepções de risco de jovens e adultos, que são evidentes entre não-alfabetizados pese embora isso não se verifique com uma minoria de alfabetizados. Para mitigar a propagação do HIV/SIDA no geral e em particular, nos rituais pita-kufa recomenda-se: (i) Envolvimento de líderes comunitários na planificação dos programas da alfabetização desenvolvimento de estratégias comuns (ii) Envolvimento dos membros da saúde nas sessões da AEA para a desmistificação de informações erradas sobre o HIV/SIDA que contribuem para a sua disseminaçãoen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectRituais de purificaçãoen_US
dc.subjectRitual pita-kufaen_US
dc.subjectAlfabetizaçãoen_US
dc.subjectHIV/SIDAen_US
dc.titlePercepções de jovens e adultos sobre o risco de contracção do HIV/SIDA nos rituais de purificação: caso dos bairros vila Massane e Nhaconjo da cidade da Beiraen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe study analyzes the perceptions of young people and adults about the risk of contracting HIV/AIDS in the pita-kufa purification rituals and was held in Vila Massane and Nhaconjo neighborhoods in the city of Beira, Mozambique. It characterizes the pita-kufa ritual, identifies the motivation behind the practice, analyzes the depth of HIV/AIDS approaches in literacy, and compares risk perceptions among young and adult, literate and non-literate, about the contraction of HIV/AIDS in pita-kufa rituals. The main question that triggers the study is: what are the perceptions of young people and adults about the risk of contracting HIV/AIDS in the purification rituals? The approach is qualitative and the theoretical framework is anchored on the assumption that literacy should offer a more sensitive view of cultural differences. Semi-structured and in-depth interviews were conducted in line with the questions: how do the purification rituals of widowed women occur? What motivates the practice of pita-kufa purification rituals? How are HIV/AIDS content addressed in literacy programs? What is the perception of literate and non-literate youth and adults about the health implications of pita-kufa rituals? Three educators were interviewed, were interviewed 11 literate among them two men and nine women, the community leader and 10 non-literates, eight women and two men, totalling 25 adults aged between 21 and 67 years. The results of the study indicate that pita-kufa rituals involve unprotected sex and are interpreted as a way to mitigate the tensions caused by the death of a woman or man, based on social and cultural reproduction and subjugation of women by men, it is in the belief that the spirits of the deceased in particularly the late husband and the fear of transgressing the cultural norms of the group are appeased, thus weakening the psychological and physical individual basis. Approaches to HIV/AIDS in literacy improve the risk perception of young people and adults, whose perception is greater than among non-literates, although this is not evident in a literate minority. In order to mitigate the spread of HIV/AIDS in general and particularly in pita-kufa rituals are recommended: (i) Involvement of community leaders in the planning of literacy programs development of common strategies (ii) Involvement of health members in the sessions of the AEA for the demystification of misinformation about HIV/AIDS that contributes to its dissemination.en_US
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