Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1555Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Munguambe, Alzira | - |
| dc.contributor.advisor | Buque, Domingos | - |
| dc.contributor.author | Madi, Salma Momade Achiro Zainadine | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-11T09:25:45Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08 | - |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1555 | - |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objectivo geral analisar os factores que contribuem para a desistência das mulheres nos centros de Alfabetização e Educação de Adultos (AEA) em Moçambique, focando nos centros 12 de Outubro (Nampula) e Formação da Mulher ‐ Wuxa (Maputo). Trata‐se de um estudo qualitativo, que busca compreender profundamente o fenómeno da alta taxa de abandono por parte das alfabetizandas nesses centros. Conduzida como estudo de caso, para a recolha de dados, a pesquisa utilizou a observação, análise documental e entrevistas semi estruturadas, envolvendo 26 participantes, dos quais 6 alfabetizadores e 20 alfabetizandas (14 alfabetizandas activas e 6 desistentes), seleccionados por intencionalidade e relevância para os objectivos da pesquisa. Os participantes assinaram a declaração de consentimento informado. Os dados recolhidos foram anotados, gravados, transcritos e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. A pesquisa conclui que a alfabetização é contextual e varia conforme o ambiente sócio‐cultural. Os resultados revelaram factores cruciais para a desistência, incluindo (i) falta de materiais escolares , (ii) necessidade de buscar meios de subsistência, (iii) restrições impostas pelos maridos para cuidar das tarefas domésticas e (iv) razões pessoais | en_US |
| dc.language.iso | por | en_US |
| dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | en_US |
| dc.rights | openAcess | en_US |
| dc.subject | Alfabetização | en_US |
| dc.subject | Educação de adultos | en_US |
| dc.subject | Desistência | en_US |
| dc.subject | Factores de desistência | en_US |
| dc.subject | Mulheres | en_US |
| dc.subject | Dropout factors | en_US |
| dc.subject | Literacy | en_US |
| dc.subject | Adult education | en_US |
| dc.subject | Woman | en_US |
| dc.title | Análise dos factores da desistência das mulheres nos centros de alfabetização e educação de adultos em Moçambique꞉ um estudo de caso dos Centros 12 de Outubro e Formação da Mulher Wuxa - (2000 - 2024) | en_US |
| dc.type | thesis | en_US |
| dc.description.embargo | 2025-12-09 | - |
| dc.description.resumo | The general aim of this research is to analyze the factors contributing to the phenomenon of women dropping out of adult education and literacy centers in Mozambique, focusing on the 12 de Outubro (Nampula) and Formação da Mulher ‐ Wuxa (Maputo). This purely qualitative study seeks to provide meaningful insights into the perceptions of the women attending and leaving these centers. Conducted as a case study, the research delves deeply into understanding the specific causes of dropout rates in the two selected centers. Data collection involved observation, semi‐structured interviews with 26 participants (6 literacy teachers and 20 students, including 14 active attendees and 6 dropouts), and documentary analysis. The participants were chosen based on intentionality and their ability to provide relevant information for the re search objectives. All participants signed in formed consent forms. Data were recorded in notes and audio, transcribed, and analyzed through content analysis techniques. This study contends that literacy is a contextual phenomenon, shaped by the socio ‐ cultural environment in which it occurs. Results highlight key factors related to dropout rates꞉ (i) lack of school materials, (ii) the need for live lihood pursuits, (iii) restrictions from husbands requiring women to focus on household chores, and (iv) personal reasons | en_US |
| Appears in Collections: | DFPEC - FACED - Dissertações de Mestrado | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025 - Madi, Salma Momade A. Zainadine.pdf | 4.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.