Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1495
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gonçalves, António Cipriano Parafino | - |
dc.contributor.author | Massango, Michaque João | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T08:15:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1495 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objectivo analisar as implicações do modelo de indicação de directores na gestão escolar da Escola Primária Inhagoia “B”, na cidade de Maputo, entre 2019 e 2024. Parte-se da seguinte questão de investigação: Quais são as implicações do modelo de indicação dos directores na gestão escolar da Escola Primária Inhagoia “B”, com foco na eficácia do processo educacional? A pesquisa adoptou uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, utilizando como técnicas de recolha de dados: entrevistas semiestruturadas, inquérito por questionário, observação directa e análise documental. Os instrumentos usados incluíram guião de entrevista e formulário de questionário. A análise dos dados baseou-se na triangulação metodológica. Os resultados apontam que o modelo de indicação política dos directores compromete a autonomia da gestão escolar, gera desmotivação entre os professores, limita a participação da comunidade e enfraquece a liderança pedagógica. O estudo recomenda uma reforma no processo de indicação de directores, orientada por critérios de mérito e participação democrática. Esta investigação contribui para o debate sobre a democratização da gestão escolar em Moçambique e para o aprimoramento das políticas públicas educacionais. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | en_US |
dc.rights | openAcess | en_US |
dc.subject | Gestão escolar | en_US |
dc.subject | Modelos de indicação de directores | en_US |
dc.subject | Democratização escolar | en_US |
dc.subject | Escola Primária Inhagoia B | en_US |
dc.title | Análise do modelo de indicação de directores e suas implicações na gestão escolar: um estudo da Escola Primária Inhagoia “B”, Cidade de Maputo, no período de 2019-2024 | en_US |
dc.type | thesis | en_US |
dc.description.embargo | 2025-08-19 | - |
dc.description.resumo | This study aims to analyze the implications of the principal appointment model for school management at Inhagoia “B” Primary School, in Maputo city, between 2019 and 2024. It is based on the following research question: What are the implications of the principal appointment model for school management at Inhagoia “B” Primary School, with a focus on the effectiveness of the educational process? The research adopted a qualitative, descriptive approach, using semi-structured interviews, a questionnaire survey, direct observation and documentary analysis as data collection techniques. The instruments used included an interview script and a questionnaire form. Data analysis was based on methodological triangulation. The results indicate that the model of political appointment of principals compromises the autonomy of school management, generates demotivation among teachers, limits community participation and weakens pedagogical leadership. The study recommends a reform in the process of choosing principals, guided by criteria of merit and democratic participation. This research contributes to the debate on the democratization of school management in Mozambique and to the improvement of public education policies. | en_US |
Appears in Collections: | DFPEC - FACED - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2025 - Massango, Michaque João.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.