Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1495
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, António Cipriano Parafino-
dc.contributor.authorMassango, Michaque João-
dc.date.accessioned2025-09-03T08:15:22Z-
dc.date.issued2025-07-02-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1495-
dc.description.abstractEste estudo tem como objectivo analisar as implicações do modelo de indicação de directores na gestão escolar da Escola Primária Inhagoia “B”, na cidade de Maputo, entre 2019 e 2024. Parte-se da seguinte questão de investigação: Quais são as implicações do modelo de indicação dos directores na gestão escolar da Escola Primária Inhagoia “B”, com foco na eficácia do processo educacional? A pesquisa adoptou uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, utilizando como técnicas de recolha de dados: entrevistas semiestruturadas, inquérito por questionário, observação directa e análise documental. Os instrumentos usados incluíram guião de entrevista e formulário de questionário. A análise dos dados baseou-se na triangulação metodológica. Os resultados apontam que o modelo de indicação política dos directores compromete a autonomia da gestão escolar, gera desmotivação entre os professores, limita a participação da comunidade e enfraquece a liderança pedagógica. O estudo recomenda uma reforma no processo de indicação de directores, orientada por critérios de mérito e participação democrática. Esta investigação contribui para o debate sobre a democratização da gestão escolar em Moçambique e para o aprimoramento das políticas públicas educacionais.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectGestão escolaren_US
dc.subjectModelos de indicação de directoresen_US
dc.subjectDemocratização escolaren_US
dc.subjectEscola Primária Inhagoia Ben_US
dc.titleAnálise do modelo de indicação de directores e suas implicações na gestão escolar: um estudo da Escola Primária Inhagoia “B”, Cidade de Maputo, no período de 2019-2024en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2025-08-19-
dc.description.resumoThis study aims to analyze the implications of the principal appointment model for school management at Inhagoia “B” Primary School, in Maputo city, between 2019 and 2024. It is based on the following research question: What are the implications of the principal appointment model for school management at Inhagoia “B” Primary School, with a focus on the effectiveness of the educational process? The research adopted a qualitative, descriptive approach, using semi-structured interviews, a questionnaire survey, direct observation and documentary analysis as data collection techniques. The instruments used included an interview script and a questionnaire form. Data analysis was based on methodological triangulation. The results indicate that the model of political appointment of principals compromises the autonomy of school management, generates demotivation among teachers, limits community participation and weakens pedagogical leadership. The study recommends a reform in the process of choosing principals, guided by criteria of merit and democratic participation. This research contributes to the debate on the democratization of school management in Mozambique and to the improvement of public education policies.en_US
Appears in Collections:DFPEC - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025 - Massango, Michaque João.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.