Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1491
Title: Análise do modelo de indicação de directores e suas implicações na gestão escolar: um estudo da Escola Primária Inhagoia “B”, Cidade de Maputo, no período de 2019-2024
Authors: Gonçalves, António Cipriano Parafino
Massango, Michaque João
Keywords: Gestão escolar
Modelos de indicação de directores
Democratização escolar
Escola Primária Inhagoia B
Issue Date: Jul-2025
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: Este estudo tem como objectivo analisar as implicações do modelo de indicação de directores na gestão escolar da Escola Primária Inhagoia “B”, na cidade de Maputo, entre 2019 e 2024. Parte-se da seguinte questão de investigação: Quais são as implicações do modelo de indicação dos directores na gestão escolar da Escola Primária Inhagoia “B”, com foco na eficácia do processo educacional? A pesquisa adoptou uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, utilizando como técnicas de recolha de dados: entrevistas semiestruturadas, inquérito por questionário, observação directa e análise documental. Os instrumentos usados incluíram guião de entrevista e formulário de questionário. A análise dos dados baseou-se na triangulação metodológica. Os resultados apontam que o modelo de indicação política dos directores compromete a autonomia da gestão escolar, gera desmotivação entre os professores, limita a participação da comunidade e enfraquece a liderança pedagógica. O estudo recomenda uma reforma no processo de indicação de directores, orientada por critérios de mérito e participação democrática. Esta investigação contribui para o debate sobre a democratização da gestão escolar em Moçambique e para o aprimoramento das políticas públicas educacionais.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1491
Appears in Collections:DEA - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025 - Massango, Michaque João.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.