Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1486
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Muianga, Baltazar | - |
dc.contributor.author | Mbenhane, Henrique Feliciano | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T08:12:49Z | - |
dc.date.available | 2025-09-03T08:12:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-08 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1486 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como principal objectivo compreender as causas que concorrem à proliferação da corrupção no CEDSIF (2015-2023), no âmbito das reformas e estratégias de prevenção e combate à corrupção na Administração Pública em Moçambique. A pesquisa fundamenta-se na Teoria dos Jogos e da Escolha Racional, com base nos contributos de autores como Olson (1965), Becker (1968) e Axelrod (1984), que concebem os agentes públicos como actores racionais que tomam decisões estratégicas com base em cálculos de custo-benefício e nas expectativas sobre o comportamento de outros actores institucionais. Esta abordagem permite analisar a corrupção como uma escolha lógica dentro de um sistema com incentivos disfuncionais, em que os ganhos da prática corrupta superam os riscos de punição. Para o seu alcance, recorreu-se a uma abordagem qualitativa e explicativa, subsidiada pelo método hipotético-dedutivo e à colecta de dados por meio de entrevistas semi-estruturadas com 20 participantes incluindo funcionários do CEDSIF, CIP, GCCC e outros funcionários públicos cujos dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Ao considerar como as reformas e estratégias de prevenção e combate à corrupção contribuíram para a proliferação da corrupção no CEDSIF entre 2015 e 2023, o estudo revela que a eficácia limitada dessas reformas se deve, em grande parte, à abordagem fragmentada e à falta de uma estratégia integrada que combine aplicação rigorosa das leis, transformação cultural institucional e promoção de maior transparência. Verificou-se que a interferência política compromete a aplicação imparcial das normas, enquanto a ausência de auditorias independentes fragiliza a capacidade de identificar e corrigir irregularidades, e a proteção deficiente dos denunciantes desencoraja a exposição de práticas ilícitas condições que favorecem o avanço da corrupção na Administração Pública e, em particular, no CEDSIF. Foi possível verificarmos, que a persistência da corrupção no CEDSIF não decorre apenas da ausência de políticas públicas ou de falhas técnicas, mas sim da lógica interna de um sistema político-administrativo capturado: normas informais, favoritismo, interferência política e impunidade institucionalizada. As reformas falham porque operam dentro de um modelo institucional que absorve inputs sociais apenas para reproduzir as mesmas dinâmicas corruptas e resistir a mudanças. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | en_US |
dc.rights | openAcess | en_US |
dc.subject | Políticas públicas | en_US |
dc.subject | Sector público | en_US |
dc.subject | CEDSIF | en_US |
dc.subject | Corrupção | en_US |
dc.title | Corrupção na administração pública em Moçambique: uma análise das reformas do sector público no contexto da prevenção e combate à corrupção - caso CEDSIF (2015-2023) | en_US |
dc.type | thesis | en_US |
dc.description.resumo | The main objective of this work is to understand the causes of the proliferation of corruption in CEDSIF (2015-2023), in the context of reforms and strategies to prevent and combat corruption in public administration in Mozambique. The research is grounded in Game Theory and Rational Choice Theory, drawing on the contributions of authors such as Olson (1965), Becker (1968), and Axelrod (1984), who view public agents as rational actors who make strategic decisions based on cost-benefit calculations and expectations regarding the behavior of other institutional actors. This approach allows corruption to be analyzed as a logical choice within a system with dysfunctional incentives, in which the benefits of engaging in corrupt practices outweigh the risks of punishment. In order to achieve this, a qualitative and explanatory approach was used, supported by the hypothetical-deductive method, and data was collected through semi-structured interviews with 20 participants, including officials from CEDSIF, CIP, GCCC and other civil servants, whose data was treated using content analysis. When considering how anti-corruption reforms and strategies have contributed to the proliferation of corruption in CEDSIF between 2015 and 2023, the study reveals that the limited effectiveness of these reforms is largely due to the fragmented approach and the lack of an integrated strategy that combines rigorous enforcement of laws, institutional cultural transformation and the promotion of greater transparency. It was found that political interference compromises the impartial application of the rules, while the absence of independent audits weakens the ability to identify and correct irregularities, and poor protection of whistleblowers discourages the exposure of illicit practices, conditions that favor the advance of corruption in the Public Administration and, in particular, in CEDSIF. We were able to see that the persistence of corruption in CEDSIF is not just due to the absence of public policies or technical failures, but to the internal logic of a captured political-administrative system: informal rules, favouritism, political interference and institutionalized impunity. Reforms fail because they operate within an institutional model that absorbs social inputs only to reproduce the same corrupt dynamics and resist change. | en_US |
Appears in Collections: | DCPAP - FLCS - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2025 - Mbenhane, Henrique.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.