Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMuianga, Baltazar-
dc.contributor.authorPaço, Isac Domingos Araújo Joaquim-
dc.date.accessioned2025-07-07T09:56:14Z-
dc.date.issued2025-05-02-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1426-
dc.description.abstractA presente dissertação buscou compreender as representações sociais das crianças sobre as uniões prematuras em oito (08) bairros, nomeadamente: Nerrir, Namita, Borror, Magodone, Supinho, Mola, Botão e Fitimela, do distrito de Nicoadala Sede (Zambézia, 2024). O estudo explora a forma como a união prematura impacta a vida das crianças, na perspectiva delas, e identifica as representações sociais que as crianças têm sobre as uniões prematuras. No que concerne à metodologia usada, a pesquisa é de natureza qualitativa onde se aplicaram a entrevista semi-estruturada e a observação simples como técnicas para apreender o problema. Para a leitura dos dados, recorreu-se à teoria de representações sociais de Serge Moscovici (1978), auxiliada pela teoria de reprodução interpretativa de Wiliam Corsaro (2000). Estas teorias foram úteis para analisar como as normas culturais, práticas tradicionais e processos de socialização influenciam a formação das representações das crianças sobre uniões prematuras, considerando o contexto específico de Nicoadala. Os resultados do estudo indicaram que o quotidiano das crianças em situação de uniões prematuras se restringe ao contexto doméstico, ou seja, a vida delas limita-se em cuidar da casa, ir à machamba, cuidar do marido e da prole. No que concerne às representações sociais, as crianças percebem as uniões prematuras de maneiras distintas, reflectindo uma diversidade de experiências e contextos, na qual envolve aspectos culturais, religiosos e sociais. Importa frisar que essas representações são construídas de acordo com as experiências que as crianças se deparam nas suas redes sociais, de amizade, vizinhança, familiaridade, entre outrosen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectCriançaen_US
dc.subjectUnião prematuraen_US
dc.subjectRepresentação socialen_US
dc.subjectFamília e comunidadeen_US
dc.subjectChilden_US
dc.subjectEarly unionen_US
dc.subjectSocial representationen_US
dc.subjectFamilyen_US
dc.subjectCommunityen_US
dc.titleLigaram para o meu pai, ele disse que podiam me levar: um estudo sobre as representações sociais das crianças em torno de uniões prematuras no distrito de nicoadala (zambézia, 2024)en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2025-07-03-
dc.description.resumoThis dissertation aims to understand children's social representations of early unions in eight (08) neighborhoods, namely: Nerrir, Namita, Borror, Magodone, Supinho, Mola, Botão and Fitimela, in the district of Nicoadala Sede (Zambézia, 2024). The study explores how child marriage impacts on children's lives, from their perspective, and identifies the social representations that children have about child marriage. As far as the methodology is concerned, the research is qualitative in nature, using semi- structured interviews and simple observation as techniques to understand the problem. In order to read the data, Serge Moscovici's (1978) theory of social representations was used, aided by Wiliam Corsaro's (2000) theory of interpretative reproduction. These theories were useful for analysing how cultural norms, traditional practices and socialization processes influence the formation of children's representations of early unions, considering the specific context of Nicoadala. The results of the study indicated that the daily lives of children in situations of premature marriage are restricted to the domestic context, in other words, their lives are limited to looking after the house, going to the fields, looking after their husbands and their offspring. With regard to social representations, children perceive early marriages in different ways, reflecting a diversity of experiences and contexts, involving cultural, religious and social aspects. It is important to stress that these representations are constructed according to the experiences that children encounter in their social networks, friendships, neighborhoods, family, among othersen_US
Appears in Collections:DS - FLCS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025 - Paço, Isac Domingos Araújo Joaquim.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.