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dc.contributor.advisorMosse, Emílio-
dc.contributor.authorTsutsumer, Vitorina Luciano-
dc.date.accessioned2025-05-15T10:20:59Z-
dc.date.available2025-05-15T10:20:59Z-
dc.date.issued2025-02-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1402-
dc.description.abstractCom a evolução tecnológica, o sistema bancário transformou-se, permitindo que muitos serviços sejam oferecidos de forma autônoma através dos ATMs. No entanto, em Moçambique esses equipamentos não são devidamente implementados e configurados para serem acessíveis a pessoas com deficiência visual, o que motivou esta pesquisa. O estudo consiste em uma análise qualitativa que busca identificar e avaliar os obstáculos enfrentados por Pessoas com Deficiência Visual ao utilizar os ATMs, propondo soluções inclusivas que eliminem as barreiras existentes. Para entender melhor a situação, foram realizadas diversas actividades, incluindo testes práticos em ATMs de diferentes bancos, entrevistas com profissionais de acessibilidade e deficiência, a aplicação de questionários e a observação directa de Pessoas Com Deficiência Visual durante o uso do equipamento. De igual modo a revisão bibliográfica também foi essencial para fundamentar as análises. Os dados coletados possibilitaram a formulação de acções baseadas no Modelo da Teoria de Mudança, sugerindo adequações nas esferas legislativa, tecnológica e arquitectónica. Essas acções visam mitigar as dificuldades actuais na utilização dos ATMs e promover um ambiente mais inclusivo. Além disso, foram identificadas entidades governamentais responsáveis pela implementação dessas mudanças, com foco na promoção do Desenho Universal e nas directrizes do Modelo Social de Deficiência. O objectivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso equitativo aos serviços bancários, alinhando-se aos compromissos internacionais assumidos por Moçambique na Agenda 2030.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectAutomated Teller Machineen_US
dc.subjectATMsen_US
dc.subjectDeficiência visualen_US
dc.subjectDesenho universalen_US
dc.subjectVisual Impairmenten_US
dc.titleAvaliação do processo de inclusão de pessoas com deficiência visual no acesso Aos Automated Teller Machine (ATMs) em Moçambiqueen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.resumoWith technological development, the banking system has changed, allowing many services to be offered autonomously through ATMs. However, in Mozambique this equipment is not properly implemented and configured to be accessible to visually impaired people, which is what prompted this research. The study consists of a qualitative analysis that seeks to identify and evaluate the obstacles faced by visually impaired people when using ATMs, proposing inclusive solutions that eliminate existing barriers. In order to better understand the situation, various activities were carried out, including practical tests at ATMs in different banks, interviews with accessibility and disability professionals, the application of questionnaires and direct observation of visually impaired people using the equipment. A literature review was also essential to support the analysis. The data collected made it possible to formulate actions based on the Theory of Change Model, suggesting adjustments in the legislative, technological and architectural spheres. These actions aim to mitigate the current difficulties in using ATMs and promote a more inclusive environment. In addition, government organisations responsible for implementing these changes were identified, with a focus on promoting Universal Design and the guidelines of the Social Model of Disability. The aim is to ensure that all citizens have equitable access to banking services, in line with the international commitments made by Mozambique in the 2030 Agenda.en_US
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