Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1247
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Vitor | - |
dc.contributor.author | Rajá, Estácio Dinazarte Omar | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T08:35:04Z | - |
dc.date.available | 2025-04-29T08:35:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-03 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1247 | - |
dc.description.abstract | O crescimento rápido do número de instituições de ensino superior (IES) aumentou a competição em atrair e reter os melhores estudantes, tendo incrementado o foco na satisfação dos estudantes, qualidade de serviços e reputação institucional. A sustentabilidade, relevância e legitimidade dessas instituições estão directamente associadas a esses factores. O problema de pesquisa deste estudo reside em compreender os determinantes da fidelidade dos estudantes universitários, focando-se na qualidade de serviços, satisfação e reputação institucional no contexto moçambicano. O objetivo geral é investigar como esses factores influenciam a fidelidade dos estudantes, propondo um modelo conceptual para explicar essas interacções. O estudo adoptou uma abordagem quantitativa, utilizando inquéritos aplicados a uma amostra de 463 estudantes de IES em Moçambique, seleccionados por amostragem por conveniência e bola-de-neve. A recolha de dados foi feita por questionários electrônicos, e a análise dos dados foi realizada através da modelagem de equações estruturais (PLS-SEM) para testar as hipóteses e avaliar as relações entre variáveis latentes. Os resultados indicam que a reputação institucional e a satisfação dos estudantes têm um impacto significativo na fidelidade, mediando a relação entre qualidade de serviços e fidelidade estudantil. Contudo, a qualidade de serviços, por si só, não afecta directamente a fidelidade dos estudantes, mas actua indirectamente através da satisfação e reputação. A conclusão geral destaca que a fidelidade estudantil depende de uma combinação de factores relacionados à qualidade de serviços, satisfação e reputação institucional. A recomendação- chave é que as IES devem investir em estratégias para melhorar a satisfação e a reputação, pois são factores determinantes para fortalecer a fidelidade dos estudantes. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | en_US |
dc.rights | openAcess | en_US |
dc.subject | Fidelidade do estudante | en_US |
dc.subject | Qualidade de serviços | en_US |
dc.subject | Reputação institucional | en_US |
dc.subject | Satisfação do estudante | en_US |
dc.title | Os determinantes da fidelidade do estudante universitário um estudo sobre as Instituições de Ensino Superior em Moçambique | en_US |
dc.type | thesis | en_US |
dc.description.resumo | The rapid growth in the number of higher education institutions (HEIs) has increased competition to attract and retain the best students, thereby heightening the focus on student satisfaction, service quality, and institutional reputation. The sustainability, relevance, and legitimacy of these institutions are directly linked to these factors. The research problem of this study is to understand the determinants of student loyalty, focusing on service quality, satisfaction, and institutional reputation in the Mozambican context. The general objective is to investigate how these factors influence student loyalty, proposing a conceptual model to explain these interactions. The study adopted a quantitative approach, using surveys applied to a sample of 463 students from HEIs in Mozambique, selected through convenience and snowball sampling. Data collection was conducted via electronic questionnaires, and data analysis was performed using Structural Equation Modeling (PLS-SEM) to test the hypotheses and evaluate the relationships between latent variables. The results indicate that institutional reputation and student satisfaction have a significant impact on loyalty, mediating the relationship between service quality and student loyalty. However, service quality alone does not directly affect student loyalty but acts indirectly through satisfaction and reputation. The general conclusion highlights that student loyalty depends on a combination of factors related to service quality, satisfaction, and institutional reputation. The key recommendation is that HEIs should invest in strategies to improve satisfaction and reputation, as these are critical factors in strengthening student loyalty. | en_US |
Appears in Collections: | Teses de Doutoramento - FACECO |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2025 - Rajá, Estácio D. Omar.pdf | 2.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.