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Title: Os determinantes da fidelidade do estudante universitário um estudo sobre as Instituições de Ensino Superior em Moçambique
Authors: Gonçalves, Vitor
Rajá, Estácio Dinazarte Omar
Keywords: Fidelidade do estudante
Qualidade de serviços
Reputação institucional
Satisfação do estudante
Issue Date: Mar-2025
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: O crescimento rápido do número de instituições de ensino superior (IES) aumentou a competição em atrair e reter os melhores estudantes, tendo incrementado o foco na satisfação dos estudantes, qualidade de serviços e reputação institucional. A sustentabilidade, relevância e legitimidade dessas instituições estão directamente associadas a esses factores. O problema de pesquisa deste estudo reside em compreender os determinantes da fidelidade dos estudantes universitários, focando-se na qualidade de serviços, satisfação e reputação institucional no contexto moçambicano. O objetivo geral é investigar como esses factores influenciam a fidelidade dos estudantes, propondo um modelo conceptual para explicar essas interacções. O estudo adoptou uma abordagem quantitativa, utilizando inquéritos aplicados a uma amostra de 463 estudantes de IES em Moçambique, seleccionados por amostragem por conveniência e bola-de-neve. A recolha de dados foi feita por questionários electrônicos, e a análise dos dados foi realizada através da modelagem de equações estruturais (PLS-SEM) para testar as hipóteses e avaliar as relações entre variáveis latentes. Os resultados indicam que a reputação institucional e a satisfação dos estudantes têm um impacto significativo na fidelidade, mediando a relação entre qualidade de serviços e fidelidade estudantil. Contudo, a qualidade de serviços, por si só, não afecta directamente a fidelidade dos estudantes, mas actua indirectamente através da satisfação e reputação. A conclusão geral destaca que a fidelidade estudantil depende de uma combinação de factores relacionados à qualidade de serviços, satisfação e reputação institucional. A recomendação- chave é que as IES devem investir em estratégias para melhorar a satisfação e a reputação, pois são factores determinantes para fortalecer a fidelidade dos estudantes.
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1247
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